O Fórum das Letras 2016 dá continuidade à uma parte da Exposição "Os Dragões e Outros Contos", que ficou aberta na Galeria de Arte Nello Nuno. Os visitantes podem conhecer mais de perto a vida e a obra de Murilo Rubião, um dos precursores do gênero Realismo Fantástico no Brasil e fundador do jornal Suplemento Literário. Inaugurado há cinquenta anos, o Jornal é distribuído gratuitamente pelo Estado e apresenta textos diversos voltados à literatura, artes plásticas, cinema, música e teatro.
Rubião foi escolhido como patrono do Fórum das Letras 2016 e a mostra reforça a homenagem ao jornalista e escritor, que completou seu centenário neste ano. O evento literário é considerado um dos mais importantes do gênero no país, reúne autores renomados e promove o diálogo entre eles e o público participante. A exposição é gratuita e fica aberta de terça a sábado, das 10h às 16h45, domingo e feriado, das 10h às 14h45, até o dia 17 de novembro na Casa dos Contos, localizada na Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto, MG.
A mostra é uma parceria entre Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Fórum das Letras e Museu Casa dos Contos. Confira a programação completa do evento no site: www.forumdasletras.com.br.
O Fórum das Letras é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com patrocínio da Caixa e CBMM e parceria cultural do Sesc.
Murilo Rubião e o Realismo Fantástico
O escritor teve papel importante na área da cultura do Governo de Minas. Trabalhou no governo de Israel Pinheiro, atuou como chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek e na criação da Fundação Escola Guignard (entidade mais tarde incorporada à Universidade do Estado de Minas Gerais | UEMG). Também preparou estatutos e o projeto de lei a partir do qual a Assembleia aprovou a instalação da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP.
Como Presidente da FAOP, Murilo Rubião atuou durante 10 anos e se mostrou preocupado em suprir as necessidades de Ouro Preto em prol da cultura. Além de promover ações de educação e cultura ao longo do ano na cidade, que até então contava com as atividades do tradicional Festival de Inverno, o escritor se mobilizou para que a FAOP assumisse os cursos de pintura e desenho, que hoje compõem a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA. A atuação de Murilo Rubião contribuiu diretamente para que a FAOP ganhasse força e visibilidade.
Os contos de Rubião trazem uma perspectiva que invalida a lógica e a racionalidade. Entende-se por Realismo Fantástico as narrativas em que ocorrem fatos inconcebíveis, inexplicáveis, surreais e que produzem uma grande sensação de estranhamento nos leitores. O absurdo das situações é um artifício do escritor para questionar a realidade. Alguns de seus contos mais conhecidos apresentam – sob a forma de fantasias surrealistas – uma visão desencantada do homem. De cada relato pode-se extrair um ou mais significados ocultos, o que indica a natureza aberta e polissêmica da obra de Murilo Rubião.
Serviço: Exposição Os Dragões e Outros Contos
Data: 11 a 17 de novembro de 2016
Público: comunidade local e turistas
Visitação: terça a sábado, das 10h às 16h45, domingo e feriado, das 10h às 14h45
Local: Museu Casa dos Contos, Rua São José, 12, Centro | Ouro Preto, MG
Entrada franca