Exposição “de resto, o vazio”, de Heber Bezerra
GLTA Cultural
Local: Sala Ivan Marquetti, Galeria de Arte do GLTA, rua do Paraná, Centro, Ouro Preto, MG.
Visitação: até o dia 02 de dezembro, de segunda a sábado de 9h as 12h e das 14h às 18h.
A exposição “de resto, o vazio” se caracteriza por um conjunto de imagens apresentadas em suportes como fotografia, vídeo e objeto, que se conectam através da livre digressão do espectador, criando cada um sua própria poética visual.
Heber Bezerra é fotógrafo, iniciando-se na fotografia na Universidade Federal de Ouro Preto, com Antônio Lara. Em 2000 trabalhou com o fotógrafo de moda e retrato Luiz Garrido. Integrou o coletivo Olho de Vidro entre 2007 e 2013, expondo em diversas edições dos Festivais de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Já expôs seus trabalhos na Galeria Ivan Marchetti, no festival Paraty em Foco 2012, entre outros.
Exposição “Presença na Ausência”
Local: Galeria de Arte Nello Nuno,FAOP - Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, Ouro Preto, MG.
Visitação: até 2 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
O processo de produção das obras se iniciou a partir de dezesseis músicas interpretadas por artistas da atualidade. As obras se encontram acompanhadas de fones de ouvido onde a junção de música e arte tem o objetivo de instigar e envolver o visitante, resultando no entendimento prático do real significado do que seria uma presença na ausência.
Artistas: • Ana Célia Teixeira • Ana Fátima Carvalho • Antônio de Araújo • Azor Borges • Bárbara Mól • Carlos Bracher • Eduardo Tropia • Fani Bracher • Gabriela Rangel • Gélcio Fortes • Jorge Fonseca • Pedro Zuccolotto • Raquel Falcão • Raquel Prazeres • Ricardo Macedo • Uziel Rozenwajn
Curadoria de Ana Célia Teixeira e Rachel Falcão
Local: Galeria SESI FIEMG, Pça. Tiradentes, 04. Centro, Ouro Preto, MG.
Telefone (031) 3551- 3637
Visitação: até 4 de dezembro de 2016, segunda a domingo de 9 às 19horas
Obras das artistas Alice Serra, Betânia Silveira, Eduardo De Lapouble, Laila Kierulff, Liliza Mendes e Nara Rangel.
Exposição “A Arte do Barro” , Mostra de Cerâmicas de Angela Xavier
Local: Casa dos Contos - Sala Direita - Rua São José, 12. Ouro Preto, MG.
Visitação: até 08 de dezembro, domingos e feriados de 10h às 15h; segunda-feira de 14h às 18h; terça a sábado de 10h às 17h.
Angela Xavier é uma ceramista que ama contar histórias, seja na oralidade, seja através dos livros que vem escrevendo vida afora. Viajar, prestar atenção em cada passo do ser humano, tudo se soma ao dia-a-dia de quem se encanta com toda arte criada pelo homem e pela natureza. Assim, tem de tudo nessa Arte do Barro: múltiplas possibilidades nas técnicas utilizadas e na variedade temática.
Exposição Retrospectiva – 45 anos de fotografia, de Eduardo Tropia
Local: Casa dos Contos, Rua São José, 12 – Centro, Ouro Preto, MG
Visitação: até 10 de dezembro, segunda-feira, das 14h às 18h; de terça a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 10h às 15h.
Em Retrospectiva, Eduardo Tropia revisa os 45 anos dedicados à fotografia e mostra sua evolução no ofício, passando por diversas fases até a consolidação na fotografia autoral, cheia de referências a Ouro Preto e às cidades históricas mineiras. Memonóculo e as séries Barroco Liberto, Vidra, e Murus, oriundas do Coletivo Olho de Vidro e que foram o principal movimento do artista em direção à fotografia autoral. Além disso as fases de fotografia publicitária, para revistas segmentadas, fotojornalismo (que inclui uma passagem pela sucursal da revista IstoÉ em Belo Horizonte, na década de 1990, e como editor de Fotografia do jornal mineiro O Tempo) e fotografias temáticas para projetos culturais e turísticos são destaque na exposição.
Exposição "Santos Dumont: das raízes mineiras à ascensão do Gênio dos Ares"
Local: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro, Ouro Preto, MG.
Visitação: até 29 de Janeiro de 2017 de terça a domingo, 10 às 18h
Curadoria: Margareth Monteiro e Janine Ojeda.
Em comemoração aos 110 anos do primeiro voo do 14-BIS, o objetivo é relembrar o dia 23 de outubro de 1906, quando se criou o título de “Pai de Aviação” após a conquista do Prêmio do Aeroclube da França pela realização do primeiro voo homologado a uma distância de 60 metros. Na Mostra, objetos, imagens e documentos que narram a trajetória do aviador mineiro, relacionando suas raízes em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, até alcançar os ares da capital francesa, no Campo de La Bagatelle, ponto de partida para a realização de sua grande meta.