Programação irá abordar temas como empoderamento, feminismo e transfeminismo, resistência, debate de gênero, e luta por direitos e representatividade.
O Cine Vila Rica exibe, de 22 a 27 de novembro a mostra gratuita Diversidade, que integra a programação de atividades da II Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana. Serão exibidos mais de 14 filmes durante a semana, além de espetáculos e oficinas também gratuitas abertos a toda a comunidade.
O encontro parte do desejo e da necessidade cada vez mais urgente de mobilização para a construção de debates sobre pautas que discutam as Diversidades, das margens e dos centros, fora e dentro da Universidade. Também visa fomentar discussões para a compreensão e combate às práticas de exclusão e segregação vigentes na vida de diversos grupos sociais, que são o intento para a elaboração e renovação desta proposta.
Nessa edição o eixo central é a Visibilidade Lésbica e a Diversidade que define identidades, lutas e resistências das pessoas que são negadas em sua expressão nos múltiplos contextos socioculturais. O protagonismo que conduz estas lutas e a interseccionalidade que as perpassa serão os temas da II Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana: Todas por uma, que propõe criar espaços de diálogos e práticas com a população e questionar as estruturas racistas, patriarcais, binárias, hierárquicas, xenofóbicas e segracionismos que impulsionam violências praticadas na sociedade.
A Semana de Diversidade conta também com outras atividades como oficinas, rodas de conversa, palestras, performances e espetáculos. A programação da Semana está disponível em facebook.com/diversidadeop.
Confira a programação completa da programação no Cine Vila Rica:
22/11 (terça)
18h00 - The Hunting Ground
20h - Lançamento “Empaná de pino” (Hija de Pierra) + roda de conversa com Caleb Gutierrez
23/11 (quarta)
18h - Lançamento Niño Bien + cinema comentado
20h - Pariah
24/11 (quinta)
18h - Miss Representation - Mulheres na mídia
20h - Violeta foi para o céu
25/11 (sexta)
16h - oficina “Dançando em versos nos passos da letra” com Dani Maia (papo entre mulheres sobre sororidade) (Material necessário: caneta, som, papel)
18h - Dzi Croquettes
20h - The Rocky Horror Show
26/11 (sábado)
15h - E agora, para onde vamos
17h00 - 25 de julho: Feminismo negro contado em primeira pessoa
18h - Uma canta, a outra não
20h - As Sufragistas
27/11 (domingo)
15h - Um anjo em minha mesa
18h - Cena “Pagu” - Parque Industrial
19h - Meu corpo, meu pêlo
19h30 - Laurence Anyways
Fonte: Kaio Barreto Jornalista - UFOP/ADOP
Cine Teatro Vila Rica, Praça Reinaldo Alves de Brito, Centro Histórico, Ouro Preto, MG
Telefone:(31)3552 5424
Coordenadora: Lâne Mabel Soares
(31)92619588