Tendo Ouro Preto/MG como cenário, o fotógrafo mineiro Eduardo Tropia oferece, mensalmente, o workshop de fotografia Um Olhar, uma experiência de iniciação fotográfica. As turmas são pequenas – nunca mais de dez pessoas –, para que o aprendizado seja personalizado e possa ser mais profundo. A primeira turma de 2017 acontece nos dias 7 e 8 de janeiro e as inscrições estão abertas, pelo email cursoeduardotropia@gmail.com.
No workshop, o participante vai aprender a maneira correta de manejar uma câmera fotográfica e vai dar os primeiros passos para as fotografias manuais, operando a câmera e retirando o melhor da abertura e da velocidade do equipamento. Noções de ISO também são apresentadas. As aulas são divididas entre teoria e prática, sendo esta última pelas ruas em Ouro Preto, em roteiros que fogem do tradicional e apresentam uma cidade diferente, tanto ao morador quanto ao turista.
“Fazemos a primeira saída fotográfica com o estudo da luz da tarde e para a noite. No dia seguinte, o estudo de luz da madrugada”, explica o fotógrafo. Os participantes fazem quantos registros quiserem, mas escolhem um número fixo de imagens para serem tratadas e, posteriormente, exibidas como resultado final do trabalho”, explica Eduardo Tropia.
Eduardo Tropia
A sala escura sempre esteve presente na vida de Eduardo Tropia, fotógrafo mineiro premiado e com 45 anos de dedicação à arte de escrever com a luz. Filho do fotógrafo Milton Tropia, Eduardo cresceu vendo de perto o trabalho do pai, conhecido retratista em Ouro Preto. O segundo professor no mundo da fotografia foi Dimas Guedes, que se dedica a registrar a vida cotidiana de Ouro Preto. Outras influências foram Walter Firmo, Alair Gomes, Emídio Luigi, Miguel Aum, Heber Bezerra e Alan Rodrigues.
Eduardo Tropia faz questão de se reverenciar a Cartier Bresson, um dos principais nomes da fotografia mundial. “Com ele, aprendi tanto sobre o encantamento quanto sobre a despretensão da imagem”, explica. A essência do trabalho de Cartier Bresson se reflete na obra de Eduardo Tropia. O fotógrafo gosta de frisar que o olhar é mais importante que o equipamento. É por isso que seu trabalho caminha, naturalmente, do comercial para o autoral.
Serviço
Workshop de fotografia Um Olhar, com Eduardo Tropia
Dias 7 e 8 de janeiro de 2017
Informações sobre valores e inscrições: cursoeduardotropia@gmail.com
www.eduardotropia.com.br
Roteiro do Curso - Clique aqui!