A capela está situada dentro do atual Brumas Hostel, antigo Educandário de Santo Antônio, fundado em 25 de agosto de 1899 e que funcionou até setembro de 2015. Após o encerramento das atividades, o prédio se tornou hospedagem, de responsabilidade dos empresários Sônia Vianna e Mário Augusto Rocha Vianna de Oliveira.
Segundo Sônia, a reforma e restauração da capela “foi uma decisão dos dois de entregar à cidade parte do seu acervo” assim como “mostrar a importância de se preservar e divulgar o patrimônio cultural e religioso de Ouro Preto.” Mário reafirma a noção de “dever” que os acometeram, quando entrou no prédio pela primeira vez e entendeu que “era preciso devolver a capela para a comunidade.”
A celebração da posse do próximo prefeito escolheu a capela para o evento a partir da vontade da mãe de Júlio Pimenta, Ana Pimenta.
A expectativa de Sônia e Mário é de que a após a entrega, a capela continue funcionando para outras cerimônias, conforme calendário da paróquia e se mantenha aberta durante o dia para visitação. O padre Marcelo Moreira, responsável pela paróquia de Nossa Senhora do Pilar já informou que o Santo Antônio original, que hoje se encontra na Igreja Nossa Senhora das Mercês, será trazido de volta. Sônia explica que a decisão é a certa, uma vez que “as coisas da religiosidade relativas a Santo Antônio devem retornar a casa dele. ”
Ambos reafirmam com a restauração que, como ouropretanos, se sentem pertencentes a uma comunidade que enxerga seu patrimônio com zelo, e pretendem “resgatar e preservar o que a cidade tem de melhor a oferecer, que são as memórias de seu povo.”
Com o fechamento do Educandário, Mário informa que o Brumas Hostel entende que “é preciso valorizar o espaço que ocupam, devido sua importância histórica.”
A capela de Santo Antônio fica na rua Padre Rolim 167, centro de Ouro Preto.
A cerimônia religiosa da posse de Júlio Pimenta acontece às 14:30 horas no dia primeiro de janeiro e após a missa, ocorrerá no mesmo dia no Centro de Convenções, às 16 horas, a posse oficial.