Antes da cerimônia oficial que deu posse ao prefeito Júlio Pimenta, ao seu vice, Tico Miranda, e aos vereadores da legislatura 2017-2020, uma cerimônia religiosa marcou a reabertura da Capela de Santo Antônio, localizada no prédio do antigo Educandário e que havia sido fechada em setembro de 2015.
O bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, celebrou o Te Deum na capela. Além do prefeito e vice, estiveram presentes o Pe. Marcelo Moreira Santiágo (pároco do Pilar), populares, autoridades e os empresários que fizeram a reforma. A cerimônia religiosa, que aconteceu às 14h30 deste domingo (01/01), foi abrilhantada pelos integrantes do Coral São Pio X, sob regência do maestro Geraldo Murta.
O prédio abriga, agora, o Brumas Hostel. Os empresários Mário Augusto Rocha Vianna de Oliveira e Sônia Vianna, proprietários da hospedaria, entenderam a necessidade de devolver à cidade este patrimônio cultural e religioso de Ouro Preto. Após o encerramento das atividades do Educandário Santo Antônio, somaram-se os esforços da Paróquia do Pilar, do prefeito eleito Júlio Pimenta e de sua mãe, dona Ana Pimenta, para que fosse realizada a reabertura.
A expectativa dos envolvidos é que a capela seja utilizada em outras cerimônias, de acordo com o calendário religioso da paróquia, e se mantenha aberta durante o dia para visitação. A Paróquia do Pilar informou que a imagem original de Santo Antônio ficará na capela após todo o processo.
A capela de Santo Antônio fica na rua Padre Rolim, 167, Centro, em Ouro Preto, ao lado da igreja das Mercês de Cima.
Moradores de Ouro Preto à frente das secretarias
Outro compromisso já cumprido pelo prefeito Júlio Pimenta foi o anúncio, na sexta-feira, 30 de dezembro, do secretariado composto unicamente por pessoas que moram em Ouro Preto. A lista dos nomeados pode ser conferida no Diário Oficial desta segunda-feira, 2 de janeiro.
Foto: Marcelo Tholedo