Começou neste mês de fevereiro o projeto Pagamento Seguro, da Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal. A ação visa dar mais segurança no período em que as pessoas costumam receber seus salários nos bancos da rua São José.
Um destacamento faz patrulhamento a pé pelo circuito, enquanto um veículo de apoio fica estacionado na rua. O objetivo é inibir falsos sequestros e as famosas “saidinhas de banco”, quando o meliante aborda pessoas mais vulneráveis para roubar ou furtar dinheiro e/ou outros bens.
Trata-se de uma ação voltada à segurança dos cidadãos, numa prerrogativa da Guarda de ser amiga e parceira da comunidade. Os agentes estão preparados e contam também com arma de menor potencial ofensivo, a qual nunca foi necessária ser usada em serviço, mas é um reforço à segurança da população.
Base no Colégio Dom Pedro
O estacionamento do Colégio Dom Pedro, na rua Senador Rocha Lagoa (Rua das Flores), agora conta com uma base da Guarda Municipal - uma van adaptada para segurança nos moldes da Polícia Militar. A ação começou nesta segunda-feira (13) e irá auxiliar também com informações aos turistas e coibição da cobrança ilegal para uso do estacionamento público.
Mais seguranças nas viagens
Foi aberta também nesta segunda-feira uma sala equipada e mobiliada para uso exclusivo da Guarda Municipal no Terminal Rodoviário 08 de Julho. Com isso, haverá, a partir de agora, mais orientação aos visitantes e população que utilizam a rodoviária, além de garantir mais segurança com a presença dos agentes.
Sobre Roubo e Furto
Se um ladrão toma algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela, comete furto. Se houver contato com a vítima, violência ou ameaça, é roubo. Assalto é um termo que não existe no direito, mas equivale ao roubo.
Foto Divulgação/Crédito Marcelo Tholedo