O carnaval de Ouro Preto é uma das folias mais tradicionais do estado de Minas Gerais, que reúne pessoas do Brasil todo. Neste ano, a festa ganhará um toque especial ao celebrar o aniversário de 150 anos do bloco carnavalesco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo do país ainda em atividade.
Pensando nesta ocasião, o artista plástico e escritor José Efigênio Pinto Coelho, 63 anos, natural de Ouro Preto, começou no ano de 2015 a ilustrar alguns retratos do Zé Pereira, com o objetivo de comemorar está particularidade da história sociocultural do município.
O trabalho gerou frutos importantes para José Efigênio: suas caricaturas foram escolhidas como inspiração para representar o Carnaval Tradição 2017, em Ouro Preto, que este ano também homenageia a agremiação folclórica.
A exposição intitulada de “150 anos do Zé Pereira dos Lacaios” é composta por 15 quadros que retratam o personagem Zé Pereira em diversas situações. As obras foram exibidas pela primeira vez no espaço Tóffolo, também conhecido como bar do Zé Pereira, em seguida ela foi levada para a FIEMG, Centro de Convenções, Fórum da Cultura, Fórum das Letras e futuramente será exposta no restaurante O Passo.
Segundo José Efigênio, cada pintura carrega uma história peculiar e uma técnica diferente. Em algumas, por exemplo, o artista empregou a técnica do acrílico aguda, pela qual utiliza-se uma tinta a base de água; em outras imagens foi utilizado o método do espatulado, que enfatiza as pinturas mais fortes; e por fim o Cezanne, na qual a pintura e a cor são os elementos principais.
O artista ainda afirma que a população de Ouro Preto recebeu com entusiasmo a exposição e vários quadros da obra já foram vendidos durante a exibição.
Outro ponto enfatizado pelo José Efigênio é a questão dos órgãos municipais valorizarem este tipo de ações. “Ao reconhecer os trabalhos dos artistas locais, o município está dando a oportunidade de enriquecer as tradições históricas que existem nesta localidade e sobretudo, engrandece a administração pública pelo fato dela ter consciência em querer preservar seu patrimônio cultural”, ressalta o artista.
O Carnaval Tradição Ouro Preto 2017 – 150 anos do Zé Pereira do Club dos Lacaios
Fotos: Quadros do artista durante exposição no Restaurante Tóffolo. Marcelo Tholedo_Divulgação ASCOM/PMOP