Desfile reconta a história do incêndio do antigo Hotel Pilão
Alunos do Jornalismo da UFOP recebem colaborações para desfile de moda como produto de trabalho de conclusão de curso que recria a narrativa do incêndio do antigo prédio histórico em 2003.
Os graduandos Douglas Gomes e Gabriel Campbell, sob orientação da professora adjunta do curso de Jornalismo Maria Lucília Borges, estão angariando colaborações para realização de um desfile que contará a narrativa historiográfica do antigo casarão da Praça Tiradentes que abrigava o Hotel Pilão, atualmente, Centro Cultural SESI FIEMG. Serão 15 composições de roupas desfiladas.
O financiamento está recebendo contribuições através do site https://www.kickante.com.br/campanhas/desfile-de-moda-incendio-hotel-pilao-mg ou contato por e-mail desfilehotelpilao@gmail.com. O valor arrecadado será utilizado para confecção das roupas e acessórios, cenografia e produção do evento.
Por que um desfile? - Escolhemos fazer um desfile de moda em nosso TCC, pois somos apaixonados por esse universo da moda, além disso vivemos em uma cidade que é patrimônio cultural da humanidade, segundo a Unesco, e devemos devolver à ela tudo que ela nos proporcionou durante esses anos na faculdade. O desfile e sua documentação ficarão como registro material e imaterial para a cidade e para todos que fazem parte da história da cidade e, quiçá, do Mundo. O trabalho é grandioso e colaborativo.
Histórico - O incêndio no Hotel do Pilão teve grande impacto no cenário arquitetônico e histórico da cidade de Ouro Preto. Em 2003, o casarão localizado na Praça Tiradentes, e parte do conjunto arquitetônico tombado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, teve sua estrutura destruída, levantando questões sobre segurança das edificações na cidade e sobre a memória do prédio. O Hotel veio abaixo em abril de 2003, e foi totalmente destruído, resultando no ressurgimento de amostras como colunas de tijolos e vigas de ferro e fundações de alvenaria de pedra do séc. XVIII e XIX.