A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2017 a quarta edição do Festival de Violoncelos. Entre 10 e 15 de abril, o evento reúne na cidade mineira estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem em sua programação master classes, oficinas, recitais e concertos (também em Ouro Preto e Belo Horizonte), com a participação dos alunos e professores. Este ano participam nomes como Eduardo Swerts (violoncelista), Fábio Presgrave (violoncelista e professor da UFRN), Kayami Satomi (violoncelista e professor da UFU), Márcio Carneiro(violoncelista e professor), além de Risa Adachi (pianista convidada).
Pela primeira vez, o festival recebe a violoncelista Elise Pittenger e o pianista Ricardo Castelo Branco. Pittenger se mudou para o Brasil em 2010, para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015. Também atuou como solista em 2012 e 2013. Atualmente, é professora de violoncelo na Universidade Federal de Minas Gerais. Castelo Branco é pianista experiente, com mestrado na Alemanha e participação em diversos festivais. Atuou como professor e pianista acompanhador na Universidade Estadual de Minas Gerais no período de 2005 a 2010. Atualmente ocupa o cargo de pianista acompanhador na Universidade Federal de São João Del-Rei.
O evento tem direção geral de Kênia Libânio e direção artística do violoncelistaMatias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.
Em 2017, o festival traz algumas novidades. Uma delas são as dez bolsas – no valor de R$300 (trezentos reais) cada – concedidas aos candidatos que se encaixarem melhor no perfil do evento. A avaliação será feita durante o festival, pelos professores e pela direção artística. A outra novidade desta edição é a seleção de artigos científicos, selecionados para exposição oral e consecutivas discussões durante o festival.
Programação
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem início no dia 10 de abril, segunda-feira, às 20h30, no auditório do Hotel Verdes Mares, onde se apresentam a violoncelista Elise Pittenger e o pianista Ricardo Castelo Branco. No programa, Sonata No. 3 para Violoncelo e Piano em lá maior, opus 69, de Ludwig van Beethoven, Pequena Suíte, de Heitor Villa-Lobos e Sonata para Cello e Piano, em ré menor, Op. 40, de Dmitri Shostakovich.
No dia 11 de abril, terça-feira, no mesmo horário e local, o concerto será com os professores e violoncelistas Eduardo Swerts, Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Marcio Carneiro, Matias de Oliveira Pinto e a com a pianista Risa Adachi. O programa será bastante diversificado, com composições de J. S. Bach, Carl Vine, Astor Piazzolla e Manuel de Falla.
Já na quarta-feira, 12 de abril, os mesmos músicos se apresentam em Ouro Preto, no Teatro Municipal - Casa da Ópera, o mais antigo em funcionamento da América Latina. O concerto será às 19h.
No dia 13 de abril, quinta-feira, às 14h30, haverá a Tarde Contemporânea e Avaliação de Trabalhos Científicos. Será a estreia mundial da obra Cavalo Marinho para Cello Solo, de Paulo Lima, apresentada por Matias de Oliveira Pinto. Na mesma ocasião, Fábio Presgrave tocará Lamento quase mudo, de Sílvio Ferraz. À noite, o público terá a chance de apreciar os vencedores do I Concurso de Violoncelos de Ouro Branco/2016 - Emma Osterrieder, Sophie Charlotte Rees e Miguel Balloussier Fernandes Braga - também no auditório do Hotel Verdes Mares, às 19:00.
Na sexta-feira, 14 de abril, às 20h30, o Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco se apresenta na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro. O encerramento do festival será em Belo Horizonte, no sábado, 15 de abril, às 17h, no Museu das Minas e do Metal MMGERDAU, na Praça da Liberdade, também com o Ensemble do festival.
Todos os concertos têm entrada gratuita.
As oficinas, master classes, palestras e ensaios serão realizados de 10 a 15 de abril, das 9h às 13 e das 14:30h às 19h, no Hotel Verdes Mares, em Ouro Branco.
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, do Hotel Verdes Mares, ViaReal, do Hotel Fazenda Pé do Morro, do Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto e do MMGERDAU.
PROGRAMA DOS CONCERTOS GRATUITOS
10 de abril – segunda-feira
Local: Auditório Hotel Verdes Mares, rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco.
20h30 Concerto de Abertura,
Elise Pittenger (violoncello) e Ricardo Castelo Branco (piano)
Programa:
L. van Beethoven - Sonata No. 3 para Violoncelo e Piano em lá maior, opus 69/ H. Villa-Lobos- Pequena Suite/ D. Shostakovich - Sonata para Cello e Piano, em ré menor, Op. 40
11 de abril – terça-feira
Local: Auditório do Hotel Verdes Mares, rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco.
20h30 -Concerto com os professores do festival
Eduardo Swerts; Fábio Presgrave; Kayami Satomi; Marcio Carneiro; Matias de Oliveira Pinto; Risa Adachi
Programa
J. S. Bach - Suíte nº3 em Dó Maior BWV 1009/ J. S. Bach - Suite nº2 em Ré menor BWV 1008/ Carl Vine- Inner World/ L. van Beethoven - 12 Variações para violoncelo e piano sobre um tema de Haendel “Judas Macabaeus” WoO45/ A. Piazzolla - Gran Tango/ M. Falla- Canções Populares Espanholas
12 de abril – quarta-feira
Local: Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto. R. Brg. Musqueira, 104, Ouro Preto
19h - Concerto com os professores do festival
Eduardo Swerts; Fábio Presgrave; Kayami Satomi; Marcio Carneiro; Matias de Oliveira Pinto; Risa Adachi
Programa
J. S. Bach- Suíte nº3 em Dó Maior BWV 1009/ J. S. Bach - Suite nº2 em Ré menor BWV 1008/ Carl Vine- Inner World/ L. van Beethoven - 12 Variações para violoncelo e piano sobre um tema de Haendel “Judas Macabaeus” WoO45/ A. Piazzolla - Gran Tango/ M. Falla - Canções Populares Espanholas
13 de abril, quinta-feira
Local: Auditório do Hotel Verdes Mares-OB, rua Santo Antônio, 115, Ouro Branco
14h30 - Tarde Contemporânea e Avaliação de Trabalhos Científicos
Programa
Paulo Lima - Cavalo Marinho para Cello Solo – Estreia Mundial; Violoncelo: Matias de Oliveira Pinto
Silvio Ferraz - Lamento quase mudo; Violoncelo: Fábio Presgrave
19h - Concerto com os premiados no I Concurso de Violoncelos de Ouro Branco/2016
Emma Osterrieder; Sophie Charlotte Rees; Miguel Balloussier Fernandes Braga
Programa
J. S. Bach - Sarabanda e Gigue em ré menor/ E. Elgar - Concerto nº1 – 2º Movimento/ A. Dvorak - Concerto para Violoncelo – 3º Movimento
P. Tschaikowski - Pezzo Capriccioso/ J. S. Bach - Preludio em Dó maior/ A. Piatti - Capricho nº 7/ A. Ginastera- Pampeana nº 2
14 de abril, sexta-feira
Local: Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro, Rodovia MG 129, Km 174, Ouro Branco.
20h30 Concerto do Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco
Programa
H. Villa Lobos - Bachianas Brasileiras nº1/ E. Oscher - Solo/ E. Aguiar - Violoncelada/ A. Bruckner - Ave Maria – Arr. Fábio Presgrave/ Sivuca - Feira de Mangaio – Arr. Ocelo Mendonça
15 de abril, sábado -
Local: Museu das Minas e do Metal MMGERDAU- BH, Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte,
17h - Concerto do Ensamble do IV Festival de Violoncelos de Ouro Branco
Programa
H. Villa Lobos - Bachianas Brasileiras nº1/ E. Oscher - Solo/ E. Aguiar - Violoncelada/ A. Bruckner - Ave Maria – Arr. Fábio Presgrave/ Sivuca - Feira de Mangaio – Arr. Ocelo Mendonça
Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
Mais informações no site www.casademusica.org
Crédito da foto: Sílvia Vilaça/Casa de Música de Ouro Branco