A Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto expõe, de 03 de maio a 05 de junho, pinturas de Arlindo Alves.
O artista ouro-pretano, morador do Morro São Sebastião, encontrou na arte não apenas um hobby, mas uma forma de superar dificuldades e expressar, por meio de cores, formas e texturas, sua sensibilidade e talento.
Usuário do Serviço de Saúde Mental de Ouro Preto há quase 16 anos, o então servente de pedreiro descobriu sua nova habilidade durante oficinas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em parceria com o Museu da Inconfidência, por meio do Projeto Girassol. Durante esse período teve, como incentivador, o artista plástico Carlos Eduardo Nunes Pereira (Kako Nabuco), ex-diretor do Serviço de Saúde Mental. Desde então, dedicou-se a aprimorar sua arte, frequentando cursos de pintura, desenho, História da Arte e fotografia na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
A pintura é, hoje, sua ocupação. Mas não só isso. “É minha terapia”, afirma Arlindo. E os resultados não poderiam ser melhores. “Depois que começou a pintar, ele melhorou muito. Ele agora cuida das coisas dele, ficou mais independente, sai sozinho e me ajuda com tarefas da casa, quando preciso. Além disso, hoje ele tem uma ocupação. Sempre dou conselhos e o coloco para cima, encorajando-o”, ressalta sua mãe, Maria da Glória Alves, que também ajuda o filho a aperfeiçoar e a administrar o novo ofício. O próximo passo, segundo ela, é criar um ateliê para que ele possa se dedicar ainda mais a seus desenhos e pinturas, em uma casa próxima da qual residem.
Esta será sua segunda exposição individual, mas ele também esteve presente em mostras coletivas realizadas pelo Serviço de Saúde Mental. Os temas retratados são variados. “Gosto de pintar muitas coisas, dificilmente escolho uma coisa só. Jardins, flores, paisagens. Em minha primeira exposição, o tema foi o Morro São Sebastião, na qual fiz o casario do bairro. Minha primeira pintura foi a igreja do Morro São Sebastião. O ex-prefeito de Ouro Preto (atual Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais), Angelo Oswaldo, foi quem comprou”, conta o artista.
A abertura da exposição “Pinturas” ocorrerá no dia 03 de maio, às 16 horas, na Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto, na Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita. A visitação poderá ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. A curadoria é do professor Haroldo de Paiva Pereira.
Serviço
Exposição: “Pinturas”, de Arlindo Alves
Local: Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto - Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita - Ouro Preto
Abertura: 03/05, às 16 horas
Visitação: de 04/05 a 05/06, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Curadoria: Haroldo de Paiva Pereira
Foto Divulgação