Objetivo do núcleo é preservar e fomentar tradições musicais mineiras.
A Orquestra Ouro Preto dá início às do Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras. O Núcleo objetiva fomentar e capacitar maestros, professores de música e instrumentistas das tradicionais associações musicais e Orquestras do Brasil.
Consultorias, oficinas, palestras, atividades práticas e teóricas, tanto no que tange a prática musical, quanto a produção e capacitação para a inscrição de projetos para fomento e reestruturação das bandas estão entre as ações propostas pelo Núcleo. As atividades são gratuitas, prezando pela troca de experiências e o diálogo com maestros, músicos e lideranças das associações musicais, tão características de nosso estado.
De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular da Orquestra Ouro Preto e idealizador do Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras, a iniciativa pretende preservar uma das mais importantes tradições da cultura nacional. “É difícil mensurar o legado musical deixado pelas associações musicais e bandas civis, sobretudo em Minas Gerais. As tradicionais bandas fazem parte de nossa memória afetiva e de nosso patrimonial imaterial. Daí a importância de criarmos estratégias para mantermos essas associações em atividade, ressaltando a necessidade de preservarmos essa rica tradição”, afirma Rodrigo que possui mestrado em musicologia, tendo como objeto as bandas de Minas Gerais.
Curso de Fomento às Bandas de Música
A primeira atividade proposta pelo Núcleo de Apoio a Bandas e Orquestras tem início nos próximos dias 06 e 07 de maio. Com patrocínio da Vale, as atividades serão destinadas a professores de música e regentes das bandas musicais de Minas Gerais, visando ao aperfeiçoamento de técnicas musicais. O curso é inteiramente gratuito e já conta com a participação de 17 associações musicais.
Módulos e agenda
O curso será dividido em quatro módulos, de dois dias cada, sempre aos finais de semana.
As atividades ocorrerão nas sedes das Bandas da região de Ouro Preto e Mariana e serão ministrados por artistas de renome nacional e internacional.
Módulo 01
06 e 07 de maio
Tema: Regência e Métodos de Ensino Coletivo Técnicas de ensaio
Público alvo: Professores / Regentes experientes e iniciantes
Local: Ouro Preto – Sede da Orquestra Ouro Preto
Destaques: Ministrado por Dario Sotelo, atual presidente da Associação Mundial das Bandas de Música (WASB), o primeiro módulo será destinado a maestros e professores de música. O objetivo é a apresentação do método de ensino coletivo que, posteriormente, será disponibilizado, gratuitamente, a demais interessados.
Módulo 02
17 e 18 de junho
Tema: Instrumentação - Percussão, Metais, Madeiras.
Público alvo: Regentes e Músicos
Local: Sedes das Bandas de Música
Destaques: Com um atendimento itinerante, o curso será dividido por instrumentos nas sedes das bandas. Neste módulo, o curso será ministrado por João Paulo Moreira, músico da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, Fernando Paina, maestro da Orquestra de Sopros de Fernandópolis/SP e Rafael Alberto, chefe de percussão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Módulo 03
05 e 06 de agosto
Tema: Técnicas de ensaio e apresentação.
Público alvo: Regentes e Músicos
Local: Cachoeira do Campo
Destaques: O curso será ministrado pelo espanhol Rafael Sanz-Expert, regente da Banda Sinfônica de Madrid, abordando técnicas de ensaio.
Módulo 04
02 e 03 de setembro
Tema: Mostra final
Público alvo: Regentes e Músicos
Local: Praça Tridentes (Ouro Preto) e Praça Gomes Freire (Mariana)
Destaques: Trabalho em conjunto com todos os participantes dos outros módulos e realização de uma apresentação de encerramento, ao ar livre para as comunidades de Ouro Preto e Mariana.
Mais informações: http://www.orquestraouropreto.com.br/nucleo/