Durante os dias 15 a 21 de maio, Ouro Preto sedia a 15ª Semana de Museus, evento cultural realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e pelo Museu da Inconfidência. A semana faz parte de uma temporada cultural que engloba mais de mil museus ao redor Brasil, e, nesta edição, traz como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, com o objetivo de abrir o diálogo que confrontam preconceitos.
No decorrer da semana, serão realizadas oficinas e palestras, além de exibições de filmes, peças teatrais e apresentações musicais no Centro Histórico. A programação completa está disponível no Portal do Museu da Inconfidência (www.museudainconfidencia.gov.br ).
As inscrições para as oficinas da Casa do Pilar, Anexo III ou na Praça Tiradentes, devem ser feitas pelo telefone 3551-1378 ou pelo e-mail: educativodomuseu@gmail.com. Já as oficinas que ocorrerão no Auditório e Sala Manoel da Costa Athaide, pelo telefone 3551-4977 ou e-mail promocultural.inconfidencia@gmail.com
Museu Casa dos Inconfidentes realiza manifesto pelo dia da abolição da escravatura
Em consonância com a Semana de Museus, o Museu Casa dos Inconfidentes, administrado pela Prefeitura de Ouro Preto, realiza nos dias 12 a 19 de maio, o evento Raízes Africanas. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, por meio do Departamento de Promoção Cultura.
De acordo com a diretora de promoção cultural Sidnéia Francisca dos Santos, “O mote do será, principalmente, a discussão dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura. Iremos abordar porque todos os negros não legitimam esse dia. Falaremos também de diversos outros temas que envolvem a cultura africana”, explica. Além do Museu, a Biblioteca Municipal Pública e a Casa da Cultura Negra do Alto da Cruz também sediarão ações do evento.
Confira a programação do Raízes Africanas:
Dia 12 de maio
9h30 – Hora do Conto "Bruna e a galinha d'Angola" e oficina de Panô Africano, com alunos da E. E. Marília de Dirceu
Local: Biblioteca Pública Municipal
Dia 13 de maio
19h – Roda de conversa com o tema "13 de maio e a falsa abolição – A presença negra e o protagonismo africanoem Minas Gerais"
Convidados: Yone Gonzaga – coordenadora do Programa de Ações Afirmativas do Governo do Estado de MG; Eduardo Evangelista Ferreira – engenheiro civil geotécnico/Coletivo e Mina Du Veloso; Adilson Pereira dos Santos – NEABI/UFOP; Solange Palazzi – Comissão Ouropretana do Folclore; Temístocles Rosa – FIROP;AMIREI (Congado e Moçambique) e Irmandade de Santa Efigênia.
20h30 - Roda de Capoeira do Grupo Terra Preta, com o Mestre Batata
Local: Casa da Cultura Negra do Alto da Cruz
Dia 15 de maio
10h – Visita do Presidente da Fundação Palmares Erivaldo Olivera da Silva e do Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais Angelo Oswaldo de Araújo à Igreja de Santa Efigênia, Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz e Mina Du Veloso.
Dia 16 de maio
14h - Ação Educativa: "Contação de casos dos tesouros da Casa dos Inconfidentes", ministrada pela equipe do Museu Casa dos Inconfidentes para alunos da E. E. Marília de Dirceu
Local: Museu Casa dos Inconfidentes
Dia 17 de maio
14h - Palestra: "Cotidiano do negro nas minas de ouro", ministrada por Jeferson Santos para alunos do 8º ano da E. E. Desembargador Horácio Andrade
Local: Museu Casa dos Inconfidentes
19h – Roda de Conversa sobre o Feminismo Negro, promovida União Brasileira de Mulheres - UBM
Local: Casa do Padre Faria
Dia 18 e 19 de maio
A partir das 13h – visitas monitoradas ao Museu Casa dos Inconfidentes para público escolar sob agendamento prévio.
Local: Museu Casa dos Inconfidentes