Principais nomes nacionais e internacionais da modalidade se encontrarão nas trilhas mineiras entre os dias 17 e 21 de maio
Desde o ano passado, o Brasil entrou com força para o calendário mundial de Hard Enduro, considerado uma das modalidades mais difíceis em cima de uma moto, com a primeira edição do Red Bull Minas Riders. A disputa fez sucesso por aqui, mostrando a importância do país para a cena, e, agora, Minas Gerais recebe a segunda edição do evento entre os dias 17 e 21 de maio. Pilotos brasileiros e renomados atletas internacionais percorrerão centenas de quilômetros durante quatro dias de competição nas trilhas mineiras, que passarão por Belo Horizonte, Ouro Preto, Barão de Cocais e região.
O Red Bull Minas Riders é parte da chamada “Hard Enduro Series”, que é como se fosse um ‘Grand Slam’ das duas rodas, reunindo no mesmo calendário as provas de enduro para motos mais difíceis do mundo. O Brasil recebe a primeira etapa do Mundial, que até o final do ano passará por países como Áustria, Romênia, Turquia e Lesotho.
Por aqui, serão mais de seis horas de competição por dia, percorrendo trajetos sempre entre 70 e 200 km de distância. E literalmente qualquer pessoa que goste de andar de moto pode fazer parte do evento, desde que tenha uma moto off-road. Os trajetos são divididos por categoria de acordo com o nível de experiência dos pilotos. São quatro classes: Gold, Silver, Bronze e Iron – esta última é uma novidade para a segunda edição do evento, dando oportunidade para pilotos amadores e não tão experientes participarem da prova.
A Gold, por exemplo, é destinada aos melhores pilotos do mundo, com pontos quase intransponíveis e é praticamente dominada por atletas estrangeiros como o espanhol Alfredo Gomez, atual campeão do Red Bull Minas Riders, e o britânico Graham Jarvis. Mas o brasileiro Bruno Crivilin, de apenas 20 anos, também está entre esse seleto grupo de pilotos e vai encarar a Gold pelo segundo ano consecutivo.
“O Hard Enduro é um esporte novo no Brasil, mas que já tem muitos adeptos. E quem me parece mais preparado no momento é o Crivilin”, avalia o espanhol Alfredo Gomez.
“Eu sabia que eu poderia ter um bom desempenho na Silver, mas eu queria um desafio maior. Enfrentar os estrangeiros era um negócio que ninguém acreditava que a gente pudesse fazer e isso me motivou. Eu tive a chance de aprender muito mais. Minha tocada mudou totalmente depois dessa prova. Eu passei por lugares que eu nunca imaginei passar”, conta Crivilin.
Antes de explorarem as trilhas mineiras, os competidores disputam o chamado Prólogo em Ouro Preto, no dia 17 de maio. O evento está marcado para quarta-feira (17), às 20h, na Praça Tiradentes; e colocará os pilotos para superar obstáculos em um circuito fechado, onde os fãs de Hard Enduro vão poder acompanhar cada manobra. Esse primeiro dia serve para definir as posições de largada do segundo dia de competição. O grande diferencial desse início de campeonato é ser totalmente aberto ao público e disputado em um trecho urbano do local do evento, mostrando as dificuldades e os obstáculos que esperam pelos pilotos no trajeto da prova.
Nos dias seguintes ao Prólogo, é hora dos pilotos encararem as trilhas de Minas Gerais passando por Ouro Preto nos dia 18 e 19, Barão de Cocais nos dias 19 e 20 e finalizando a prova em Belo Horizonte nos dias 20 e 21.
Essa é a segunda edição do Red Bull Minas Riders no Brasil. Em 2016, foram aproximadamente 500 km rodados nas trilhas mineiras, com mais de 100 km percorridos por dia pelos pilotos. O espanhol Alfredo Gomez foi o grande campeão da categoria Gold, enquanto o brasileiro Rigor Rico levou o título da categoria Silver.
Mais informações no site do evento: https://www.redbull.com/br-pt/events/red-bull-minas-riders-2017
Fotos Eduardo Tropia 17/05/2017