O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) terá seu horário de visitação estendido – das 10 às 21h – e entrada gratuita nesta quinta-feira, 18 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus. A ação faz parte da 15ª Semana de Museus, sob o tema Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus, que mobiliza instituições museológicas e culturais de todo o país com vasta programação. Ainda na quinta-feira, o Inconfidência oferecerá, das 14 às 17h, a mediação cultural Há Controvérsias na exposição de longa duração, com o objetivo de suscitar reflexões e interpretações imaginativas sobre histórias controversas relacionadas à Inconfidência Mineira e Vila Rica no final do século XVIII.
Às 18h, será lançado na tenda cultural livro infantil produzido pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal René Giannetti, de Ouro Preto. Às 19h30min, o Auditório sedia roda de conversa sobre as afirmativas na legislação brasileira relacionadas à inclusão do negro, conduzida pelo pedagogo e professor Adilson Pereira dos Santos, Doutorando em Educação pela UFMG.
Além das diversas oficinas oferecidas, têm destaque nos próximos dias a mesa redonda Música e vida cotidiana em Minas Gerais no período de 1750-1830, ministrada pelo professor doutor Maurício Monteiro (Universidade Anhembi Morumbi) na sexta-feira, 19, no Auditório. O sábado, dia 20, será marcado por performances musicais na Tenda Cultural – às 18h, orquestra de violões Acordes do Monte, de Santo Antônio do Monte, MG, e, às 20h, samba de roda Monjolo Encabulado, do grupo percussão Étnica Olubatá, de Belo Horizonte.
Domingo (21), último dia da Semana de Museus, o Setor Educativo, na Casa do Pilar, Anexo III, oferecerá duas atividades sequenciais. A primeira, para crianças e famílias, ocorre das 14 às 15h, com a apresentação musical Histórias de contar, cantar e de brincar, da Cia Pé de Moleque. A segunda, a partir das 16h, para professores, artistas, educadores e público em geral, será o encontro e debate com o clube de leituraLeia Mulheres BH, a respeito da obra Para educar crianças feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie.
Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível em:
www.museudainconfidencia.gov.br/pt_BR/agenda/v/15a-semana-de-museus