O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 foi apresentado na manhã da última terça-feira (9), no espaço Oi Futuro em Belo Horizonte. A coordenação do Festival apresentou o evento aos veículos de comunicação da capital mineira e das cidades que receberão o evento, entre os dias 4 e 20 de julho.
O tema escolhido para guiar a programação nos 17 dias de evento foi “Entrecorpos”. Rogério Santos, coordenador geral do Festival ressalta que uma das ideias principais é pensar no corpo e nas relações e pontes que ele constrói com outros espaços, sejam eles afetivos, históricos, simbólicos ou concretos. Para o reitor Marcone Jamilson, a Universidade Federal de Ouro Preto, realizadora do evento, pode ser vista como um corpo e o Festival é um momento fundamental para sua interação com as sociedades de Mariana e Ouro Preto.
Todas as atividades são pensadas, a partir do tema pelas curadorias, que este ano, se dividem em Artes cênicas, Artes visuais (FAOP – Fundação de Artes de Ouro Preto), Audiovisual, Literatura, Música, Infanto-juvenil, Patrimônio (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, pela primeira vez, o Festival com a Escola, que desenvolve ações com duas escolas públicas de Mariana e duas de Ouro Preto. Para 2014, estão programadas mais de 200 atrações oficiais (23 apresentações musicais, 19 shows e concertos, 7 exposições, 27 mesas de debate, 92 filmes e 59 oficinas).
Uma das principais curadorias do Festival de Inverno para o público é a curadoria de Música, responsável pelos shows e concertos. A novidade deste ano são apresentações mais harmônicas e acústicadas, afirma o coordenador geral. Uma das atrações confirmadas é Renato Borghetti , o Borghettinho, que traz a cultura do Sul do país à Ouro Preto. Rogério Santos afirma que o Festival é um “caldo cultural”, que abrange não só a Região dos Inconfidentes, mas cada vez mais Minas Gerais e o país.
Responsável pelo espaço da coletiva de lançamento, O diretor de relações institucionais da Oi, José Luiz Gattas Hallak, enaltece o papel social que o Festival cumpre. Gattas agradeceu, em nome da empresa, que é parceira do Festival, pela possibilidade de exercer sua cidadania na busca de um Brasil melhor.
Mais informações sobre o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014 no site: http://www.festivaldeinverno.ufop.br