Documentário mostra a abordagem crítica do dramaturgo carioca
O programa Cinemas em Rede apresenta na edição do mês de junho o filme “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, que acompanha a trajetória do diretor de teatro e dramaturgo carioca. A exibição do documentário será no dia 8 de junho, às 19h, em diversas universidades públicas do país. A entrada é gratuita.
Dirigido por Zelito Viana, o filme é produzido pela Mapa Filmes - responsável por obras icônicas do cinema brasileiro, entre elas: Terra em Transe (1967) e Morte e Vida Severina (1977). O longa analisa as perspectivas do diretor de teatro que acreditava na dramaturgia como instrumento de liberdade política e aborda as relações entre o opressor e o oprimido, desde os grandes aos micro poderes.
A obra cinematográfica explora ainda a importância política e existencial do Teatro do Oprimido como um valor universal. “Mostrar e dar voz ao Teatro do Oprimido, método criado pelo Augusto Boal, é o que represento no filme. É uma obra para gerar debates e reflexões, pois tudo é teatro e, represento justamente isso, só que um teatro do ponto de vista do oprimido”, comenta Zelito.
Após a exibição, será promovido um debate com o diretor, no Cine Arte UFF. Toda a conversa será transmitida para as outras salas pelo serviço de Conferência Web da RNP. A transmissão é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para as salas.
Na sessão de 8 de junho, participam outras seis instituições conectadas pelo Cinemas em Rede: UFBA (Universidade Federal da Bahia), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UFPel (Universidade Federal de Pelotas), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Saiba mais sobre o Cinemas em Rede: http://culturadigital.br/cinemasemrede/
Serviço
Cinemas em Rede no Cine Vila Rica
Filme “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, dirigido por carioca Zelito Viana e produzido pela Mapa Filmes - produtora responsável por obras icônicas do cinema brasileiro, como: Terra em Transe (1967) e Morte e Vida Severina (1977).
Quinta-feira, 8 de junho, às 19h, no Cine- Teatro Vila Rica de Ouro Preto, UFOP - Praça Reinaldo Alves de Brito, Centro. Ouro Preto /MG
O longa analisa as perspectivas do diretor de teatro que acreditava na dramaturgia como instrumento de liberdade política, educação, saúde mental e no sistema prisional. Após a exibição, será promovido um debate com o cineasta, transmitido pelo serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Entrada Gratuita