O projeto
Entre os diferentes acervos do Museu da Farmácia (MPh/UFOP) está a coleção de quadros de fotografias dos ex-alunos formados pela Escola de Farmácia, seus diretores, funcionários e homenageados nesses 178 anos de existência. São quadros que datam do final do século XIX até os dias atuais, que constituem uma das mais importantes coleções da instituição.
Após a transferência das atividades da Escola de Farmácia para as dependências do Campus da UFOP, tal coleção se encontra espalhada pelas diversas salas e corredores das antigas instalações e atual Prédio do MPh.
Buscando preservar e difundir a memória dos antigos ex-alunos da Escola de Farmácia, o MPh vem desenvolvendo uma política que garanta a sobrevivência dessa coleção por meio das práticas da conservação preventiva.
Para tanto, foram realizadas ações como a retirada dos quadros das salas e corredores, e a higienização e catalogação destes. Durante esse processo foram percebidas algumas dificuldades no âmbito da manutenção da coleção, como a existência de uma equipe técnica reduzida e limitação orçamentária.
O processo de preservação da citada coleção revelou também a presença de agentes de degradação que vêm comprometendo a permanência e a integridade desse acervo. Agentes biológicos (ataques de insetos xilófagos, os cupins), fatores climáticos (temperatura e umidade), poluição atmosférica, iluminação inadequada, comprometimento em estrutura física e apresentações estéticas são alguns dos sérios problemas decorrentes da degradação desse patrimônio e que, sem dúvidas, necessita com urgência da intervenção direta e indireta no âmbito da conservação e restauração.
Assim, a presente proposta tem por finalidade executar o Plano de Ação: revitalização e documentação do acervo e criação da Galeria de Ex-Alunos da Escola de Farmácia.
Para apoiar - Clique aqui!