Texto: Stênio Lima
O locutor e cronista esportivo Antonio Carlos, é um dos membros da equipe da Rádio Itatiaia na Copa do Mundo de 2014. Há 26 anos na Rádio Itatiaia Ouro Preto, esse é o maior evento que participa como locutor. Apesar de ainda não ter uma agenda definida nos dias da Copa, Antonio se diz extremamente honrado por poder participar de um evento deste porte. “Depois da Copa, se eu decidir não trabalhar mais com futebol, saio pela porta da frente”.
O convite para trabalhar na competição veio logo após o Mundial de Clubes de 2013, que aconteceu no Marrocos. Na ocasião, o locutor, que acompanha os times mineiros em competições nacionais e internacionais, transmitiu a final e a semi-final, disputada pelo Atlético-MG. Por seu desempenho em narrar dois jogos seguidos, chamou a atenção dos donos da Rádio Itatiaia e imediatamente recebeu o convite para atuar na Copa.
O feito do locutor ouro-pretano é ainda maior ao se pensar na restrição da mídia nesse tipo de evento. Oficialmente são apenas 21 rádios de todo o país cadastradas para realizar as transmissões. A Rádio Itatiaia é a única de Minas Gerais com direitos para cobrir os jogos e eventos da Copa do Mundo. O estado do Amazonas, que abriga uma das sedes do mundial, por exemplo, não tem nenhuma rádio cadastrada.
Quanto ao resultado, o locutor acredita que tudo depende da estreia do Brasil contra a Croácia na quinta-feira, mas não considera que dentro dos estádios a torcida faça manifestações contrárias ao país sede. Confiante, Antonio Carlos aposta na seleção brasileira e na força da torcida.