CURADORIA DE PATRIMÔNIO - FÓRUM DAS ARTES 2017 Convida para o Seminário Patrimônio Imaterial - Efeitos e desdobramentos do Reconhecimento
Após 17 anos da promulgação do Decreto n° 3.551/2000, que criou o registro dos bens culturais de natureza imaterial, o Brasil exibe hoje importantes resultados em termos da implementação de políticas de reconhecimento e salvaguarda desses bens em todos os níveis de governo, sendo considerado uma referência internacional neste campo. Contudo, no horizonte de governos, grupos sociais e comunidades detentoras há ainda muitos desafios e dilemas a enfrentar. Propõem-se então organizar o seminário em duas sessões que focalizem as principais questões que hoje desafiam a consolidação e a sustentabilidade dos processos de salvaguarda dessa dimensão do patrimônio cultural: 1) Integração de políticas, fortalecimento institucional e aperfeiçoamento de instrumentos; 2) Participação social e monitoramento dos efeitos da patrimonialização.
Quinta-feira 20/07
8h30 às 12h30 - Tema – O desenvolvimento de uma nova política patrimonial
Abertura: Hermano Fabrício de O. Guanais e Queiroz
Maria Cecília Londres: “Contribuições da UNESCO para o Brasil e a ideia de referências culturais como vetor da nova política de preservação”.
Claudia Márcia Ferreira: “Experiência do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) nos primeiros inventários construídos para o Registro; Contribuição dos folcloristas/centro para a criação do Decreto 3551/00 e da política como um todo.”
14h às 17h30 - Tema – Medidas de salvaguarda voltadas aos bens Registrados
Natália Guerra Brayner: “Experiências de salvaguarda e processo de revalidação”.
Morena Roberto Levy Salama: “Avaliação e monitoramento de bens registrados”
Sexta-feira 21/07
8h30 às 12h30 - Tema – Patrimônio Cultural Imaterial, identidades e diversidade cultural
Marcelo Renán: Samba de Roda e Frevo Patrimônios da Humanidade: “Participação social e salvaguarda nos centros de referência do Samba de Roda e Paço do Frevo”.
Paula Andréa Caluff Rodrigues: “Duas faces da Morte: o corpo e a alma do Cemitério Nossa Senhora da Soledade, em Belém/PA”.
14h às 17h30 - Tema - Patrimônio imaterial e relações de mercado
Ana Claudia Lima e Alves – “Experiências com a Salvaguarda do Queijo”
Mônia Luciana Silvestrin – “Reconhecimento do Patrimônio Imaterial, mercado e política – reflexões a partir de uma experiência de Estado”.
Vagas: 150 ( Gratuitas)
Realização: 20 e 21 de julho de 8:30 às 12:30, das 14h às 17:30h
Público-alvo: profissionais atuantes na área de patrimônio imaterial, alunos do curso de museologia, história e turismo, comunidade em geral.
Local: Salão São João Del Rei – Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto