O Festival de Inverno da UFMG surge, em Ouro Preto, em 1967, durante o primeiro período da ditadura militar. Criado pelos professores da Fundação de Educação Artística e da Escola de Belas Artes da UFMG Álvaro Apocalipse, Berenice Menegale, Júlio Varela e João Adolfo Moura, o festival queria criar aproximar, por meio de um projeto de extensão, arte e povo. 50 anos depois, o Festival de Inverno de Ouro Preto se reinventou diversas vezes, até chegar ao atual formato, coordenado pela Pró-reitora de Extensão da UFOP.
Essa história é pano de fundo para a criação do espetáculo “Trupe do Festival”, produção do Grupo Residência que se apresenta de 08 a 23 de julho durante Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2017. Com bases nos fatos históricos, a montagem busca refletir, por meio de cenas e música, a importância central da arte e da cultura na construção da identidade de um país, sem perder a leveza e a poesia. Narra, também, o surgimento de alguns grupos durante oficinas e ações do evento, como o Grupo Corpo, o Uakti e o Grupo Galpão. Escrito e dirigido por Julliano Mendes, a Trupe é composta por uma turma de hippies que atravessa a história, aportando em 2017.
Tem no elenco, além do diretor, as atrizes Adriana Maciel, Dalila Xavier e Danielle dos Anjos.
A direção e a execução musical são de Cássia Silva e Tiago Valentim, que constroem um repertório popular que acompanha as mudanças políticas e culturais do evento.
Os figurinos e adereços são de Fernanda Trópia.
O Grupo Resid(ê)ncia é um grupo ouro-pretano surgido dentro do departamento de artes cênicas da UFOP. Com 16 anos de formação, tem no currículo oito espetáculos que primam pelo desenvolvimento de novas dramaturgias e pela fusão do teatro com outras linguagens artísticas. “A vida é breve como um sopro tanta luz e tanta cor saberemos algum dia seu valor? Cada vez mais correria cada vez mais convulsão afasia, apatia e solidão quem nos salva da degola elimina toda dor aproxima da alegria e do vigor
É a Arte!
Fotos Crédito Fernanda Tropia/Trupe do Festival
Confira os dias, horáros e locais das apresentações da Trupe do Festival em Ouro Preto.
TRUPE DO FESTIVAL 50 anos em 20 minutos - no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2017
Quinta-feira, 20 de julho às 21h na Praça da Ufop, Rua Diogo Vasconcelos, Pilar.
Sábado, 22 às 14h e às 15h30 na escadaria da Matriz de N.S. da Conceição no Antônio Dias.
Domingo, dia 23 às 17h na Rua São José.
Baseado em fatos históricos a Trupe do Festival conta a história dos 50 anos do Festival de Inverno de Ouro Preto em 20 minutos com arte e poesia.