As atrações fazem parte do projeto “Galpão Cine Horto Na Estrada” e são gratuitas, para todas as idades e públicos. Algumas atividades contam com a participação especial do Grupo Galpão
O Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão (BH), expande sua atuação pelo estado de Minas Gerais através do projeto “Na estrada”. Desde sua primeira edição, em 2011, a proposta já passou pelos municípios de Baependi, São João Del Rei, Alfenas e Pouso Alegre. Agora o Galpão Cine Horto Na Estrada desembarca nas cidades de Ouro Preto e Mariana entre os meses de julho e setembro com diversas atividades, entre apresentações de espetáculos, bate-papo e oficinas. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa está disponível em www.galpaocinehorto.com.br.
Este ano, o projeto conta com a participação do Grupo Galpão em algumas atividades. Ouro Preto recebe o espetáculo “Nós”, última encenação da companhia que comemora seus 35 anos de história. A montagem tem direção de Marcio Abreu e debate questões atuais, como violência, intolerância e convivência com a diferença, tudo isso a partir de uma dimensão política. O grupo também receberá o público para um bate-papo e ainda irá ministrar a “Oficina Encontro com o Grupo Galpão” para artistas, grupos e interessados em artes cênicas.
Ainda no aspecto da formação nas artes cênicas, levaremos o Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT) destinado a professores de qualquer área de conhecimento que propõe uma reflexão sobre o teatro enquanto prática educativa dos docentes. Essa ação acontece em Ouro Preto e Mariana e os interessados podem inscrever-se nas Secretarias de Educação de cada município. A meninada também tem espaço garantido na programação com o espetáculo infantil “Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”, que levará para praças públicas uma divertida aventura que ensina crianças e adultos a usarem e reciclarem os bens que a natureza oferece.
Sobre o Galpão Cine Horto
O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro. Seu trabalho segue os mesmos princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, recebendo uma intensa programação de espetáculos, oficinas e cursos que privilegiam a reflexão sobre o fazer artístico e buscam o aperfeiçoamento de artistas e agentes culturais. Em todos os projetos que realiza está sempre em evidência o desejo de unir e reunir pessoas em torno do teatro para uma experiência coletiva.
O Galpão Cine Horto tem apresentação do Ministério da Cultura Brasil Ordem e Progresso e Governo de Minas Gerais. O Grupo Galpão tem patrocínio da Petrobras.
SERVIÇO
Datas: 19,20 de Julho e 15 a 18 de Agosto
Locais: Ouro Preto e Mariana
Informações para público: www.galpaocinehorto.com.br
Informações para a imprensa: Daniel – (31) 3481-5580 / (31) 99196-4392 / daniel@galpaocinehorto.com.br
PROGRAMAÇÃO COMPLETA - OURO PRETO
19 de julho -
14h Oficina - Encontro com o Grupo Galpão - Centro de Convenções.
Inscrições: www.festivaldeinverno.ufop.br
16h Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira - Espetáculo do Conexão Galpão - Galpão Cine Horto
Local Praça Tiradentes / Classificação Livre
20 de Julho
10h Bate-papo com Grupo Galpão - Centro de Convenções
Entrada Gratuita – Limitado à lotação
* Informações: festivaldeinverno@ufop.br
Integra oFestival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2017
19h NÓS - Espetáculo do Grupo Galpão
Classificação: 16 anos
Local: Teatro do Centro de Artes e Convenções da Ufop, Pilar
Entrada Gratuita. Senhas serão distribuídas 2 horas antes do espetáculo. Limitado à lotação
Em OuroPreto dias 17 e 18 de agosto no DPRO/ Casa do Professor (Av. Juscelino Kubitschek, n° 19 - Bauxita) Ouro Preto
Programa de Ações Formativas em Teatro com Reginaldo Santos (Galpão Cine Horto)
Turma 1: 08h às 12h
Turma 2: 14h às 18h
Em MARIANA 19 de julho
11h Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira - Espetáculo do Conexão Galpão - Galpão Cine Horto na Praça Gomes Freire
5 e 16 de agosto Programa de Ações Formativas em Teatro com Reginaldo Santos (Galpão Cine Horto)
Turma 1: 08h às 12h
Turma 2: 14h às 18h
no CEMPA - Centro de Educação Municipal Padre Avelar (Rua do Contorno, 327 - São Sebastião) Mariana
SOBRE AS ATIVIDADES
Nós [Grupo Galpão] - 16 anos - Duração: 90 minutos |Gênero: teatro contemporâneo
Sinopse: Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A 23º montagem do Grupo Galpão, debate questões atuais, como violência, intolerância e convivência com a diferença, tudo isso a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. Tendo estreado em 2016, a mais recente montagem do Galpão foi gerada a partir de um mergulho radical na experiência do grupo, que completa 35 anos em 2017.
Bate-papo com Grupo Galpão
Classificação: Livre | Duração: 2h | Entrada gratuita mediante lotação do espaço
O bate-papo possibilita o desenvolvimento e a troca entre o público e o elenco do Grupo. São voltadas para artistas, grupos e interessados em artes cênicas, que queiram desenvolver seus saberes artísticos através das atividades oferecidas, além de conhecer um pouco da história e da trajetória do Grupo Galpão.
Oficina - Encontro com o Grupo Galpão
Público: acima de 16 anos | Pré-requisitos: experiência em teatro | Vagas: 20 para participantes e 50 ouvintes | Carga horária: 4h/a
A proposta da oficina se baseia, num primeiro momento, na exposição e no conhecimento das regras do jogo cênico para que depois cada jogador possa se libertar delas ou utilizá-las em benefício próprio, podendo lançar mão de diferentes ferramentas para a criação. Brincar com os princípios que norteiam o trabalho do Grupo Galpão, ou seja, a vivência em grupo, a experimentação, o jogo, o estímulo ao ator como criador, a construção do teatro como coletivo, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração, elementos imprescindíveis para a prática teatral.
Manga Mangueira, Meu Pé de Brincadeira
Espetáculo do Conexão Galpão - Galpão Cine Horto
Classificação indicativa: Livre | Duração: 50 minutos | Gênero: Teatro Infantil
Sinopse: Em torno de uma bela mangueira, tudo pode virar brincadeira. Uma menina, um menino e um macaco mergulham em uma divertida aventura, aprendendo a usar e reciclar os bens que a natureza oferece. Inspirado na fábula A Árvore Generosa, de Shel Silverstein, o espetáculo faz uma reflexão sobre a relação do homem com a natureza e apresenta às crianças, de forma bastante lúdica, com jogos e músicas, a importância da reciclagem e do cuidado com a preservação do meio ambiente.
Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT)
Essa formação é destinada a professores de qualquer área de conhecimento e propõe um processo de reflexão sobre o teatro enquanto prática educativa dos docentes. Uma busca por caminhos e possibilidades para que o educador possa mediar uma proposta em que o acesso simbólico ao teatro seja instigado no aluno, utilizando jogos, rodas de conversa e propostas diversas que visem o despertar para esse universo.
Foto crédito Guto Muniz/Grupo Galpão