Após um ano de muita luta, o Conselho Universitário aprova a adoção do critério socioeconômico para o ingresso nas moradias estudantis!
Em julho do ano passado, em parceria com o movimento “Socioeconômico Já” lançamos uma campanha pela adoção do critério socioeconômico para o ingresso nas novas moradias estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E o apoio foi muito importante para garantir que os estudantes de baixa renda da UFOP tenham acesso à moradia pública e gratuita.
Após muitas reuniões, discussões e mobilização, o Conselho Universitário aprovou o critério socioeconômico como forma de ingresso nas novas casas da Vila Universitária. A adoção do critério socioeconômico é uma das mais importantes vitórias das / dos estudantes da UFOP nos últimos anos.
Hoje, em grande parte das moradias estudantis, nas famosas repúblicas federais o critério adotado para o ingresso é conhecido como “batalha”. Durante esse período, o calouro deve realizar diversas tarefas e cabe aos veteranos avaliarem o seu desempenho e determinarem a sua permanência ou não na casa. Além de um processo de admissão totalmente injusto, o que acontece é que as vagas não são preenchidas por quem realmente precisa e sim por quem está disposto a se submeter à esse sistema.
Acabou a batalha! Com quase mil assinaturas em apoio, conseguimos aprovar uma política que garante a permanência da / do estudante de baixa renda na universidade deixando para trás uma tradição que só afasta e não acolhe as minorias. Moradia não é privilégio, é DIREITO!Compartilhe agora essa VITÓRIA para que mais pessoas fiquem sabendo!
Mais Informações no Site da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto: http://www.prace.ufop.br/
Fonte: Minha Ouro Preto https://www.facebook.com/MinhaOuroPreto/