Anexo do Museu da Inconfidência recebe a exposição Plantear 2 nesta sexta-feira
O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) inaugurará a exposição Plantear 2 às 19h desta sexta-feira, 1º de setembro, na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I. A visitação, gratuita, ocorrerá de terça a domingo, das 10 às 18h, até o dia 1º de outubro. A mostra conta com coleção de trabalhos do grupo de pesquisa GRASSAR, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, formado pelos artistas Andrea Lanna, Daisy Turrer, Elisa Campos, Fernanda Goulart, Liliza Mendes, Patrícia Franca-Huchet, Roberto Bethônico e Rodrigo Borges Coelho.
Em 2016, o Museu da Inconfidência acolheu a exposição Grassar: exercícios para um ateliê sem paredes, dos mesmos autores, com a proposta de evidenciar a dinâmica processual do fazer artístico. Em junho deste ano, os artistas realizaram um colóquio e uma exposição, ambos nomeados Plantear, nas dependências do SESIMINAS, Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, MG, cidade que abriga os encontros semestrais do grupo GRASSAR, no Campus Cultural da UFMG.
Convidado pelo Museu da Inconfidência, o grupo leva a exposição Plantear para Ouro Preto – em outra edição para se adaptar à Sala Manoel da Costa Athaide –, trazendo os mais recentes desdobramentos das pesquisas plásticas desses artistas. Os trabalhos que compõem a mostra lidam com diferentes materiais e propostas artísticas, em articulação com os desafios da montagem e da espacialidade, na perspectiva do convívio coletivo.
Saiba mais – Grupo de pesquisa GRASSAR
GRASSAR reúne um grupo de artistas, professores e pesquisadores da Escola de Belas Artes da UFMG, com o objetivo de promover práticas artísticas a partir das experiências compartilhadas em grupos de pesquisa, exposições, colóquios, publicações e edições. É composto por Andrea Lanna, Daisy Turrer, Elisa Campos, Fernanda Goulart, Liliza Mendes, Patricia Franca-Huchet, Roberto Bethônico e Rodrigo Borges Coelho.
Plantear.
Plantear jardins.
Plantear é desenhar
ou fazer a planta de uma construção.
Plantear é propor problemas
ou questões para se buscar soluções.
Caminhar e semear.
Caminhar ciente da força da gravidade,
física e dos fatos.
Semear ciente da matéria e dos materiais.
Imagem Detalhe de instalação de Liliza Mendes. Foto: Cláudia Klock
SERVIÇO
O QUÊ: Inauguração da mostra Plantear 2
QUANDO: 1º de setembro de 2017, sexta-feira, às 19h
ONDE: Sala Manoel da Costa Athaíde, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, Ouro Preto, MG.
VISITAÇÃO: Terça a domingo, 10 às 18h, de 02 de Setembro a 1º de Outubro de 2017.