Cristine Baena usa o vidro e outras mídias, como fotografia e vídeo, para criar seus trabalhos. Suas obras, criadas por intensos e longos processos de pesquisas traz influências de seus grandes e queridos mentores: Antoni Gaudi, Alexander Calder, Henry Moore e Wassily Kandinsky, entre outros.
Utilizando vários tipos e tamanhos de vidro em suas instalações e peças de arte, suas obras, em particular suas instalações suspensas, trazem ao observador, uma dimensão que envolve e questiona, resultando em uma resposta meditativa e emocional.
Uma de suas últimas obras foi feita a partir de garrafas recicladas, que transformou habilmente em partes de um todo, onde cada peça tem seu lugar, sua mensagem, sua energia e linguagem, trazendo o espectador para o movimento e co-criando uma visão única para cada um deles. Sua inspiração vem da transparência e dos seus estados. As cores ou a ausência delas, as dimensões associadas a emoções que transcendem e sublimam sentimentos ocultos.
Sobre a Artista
Nascida em São Paulo viveu também em Miami, Curitiba e Cidade do México. Estudou e se formou em Artes Visuais na Universidade Tuiuti em Curitiba, onde iniciou sua carreira nas Artes. Na Cidade do México trabalhou como artista residente no Studio Romero Gurman, de 2008 a 2011. Fez uma série de oficinas em Barcelona, EUA e São Paulo para aprender e desenvolver técnicas e para entender melhor a mídia de vidro e seus usos. Ela é membro da Glass Art Society (GAS) e participa das conferências anuais nos EUA. Participou de uma Masterclass com Richard Wentworth no North Lands Creative Glass ern Lvbster, na Escócia, em setembro de 2016. Executou obras nos Estados Unidos e agora no Brasil está com projetos em andamento.
Curadoria Fátima Tropia
Produção Fabiana Mascarenhas
Exposição “Alma de Vidro” de Cristine Baena
Visitação
07 de setembro – 1 de outubro de 2017
9h às 19h, de Segunda a Domingo
Galeria SESI – Ouro Preto
Praça Tiradentes 04 – Ouro Preto/MG
Informações(31) 3551-3637