Na última semana, o Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão (BH), apresentou a 18ª edição do Festival Cenas Curtas, um dos eventos mais importantes do teatro mineiro. Ao longo de cinco dias de mostra competitiva foram apresentados 20 trabalhos cênicos de até 15 minutos. O público votou no melhor esquete de cada dia na categoria Cenas de Palco e uma comissão formada pela equipe do Galpão Cine Horto selecionou uma Cena de Rua e mais uma Cena de Palco como destaque dessa edição. Juntas, as 6 cenas se reapresentam na Temporada das Mais Votadas no dia 24 de setembro, a partir de 17h, no Centro Cultural SESIMINAS Mariana (Rua Frei Durão, 22 – Mariana, MG). A apresentação é uma realização do Galpão Cine Horto em parceria com o SESIMINAS.
A Temporada das Mais Votadas de 2017 é composta por 6 trabalhos, sendo 5 cenas de palco e 1 cena de Rua. Os quatros esquetes eleitos por votação popular são: Vila do Cachorro (Belo Horizonte, MG), Post It (Belo Horizonte, MG), Camarim (São João Del Rei, MG) e Refém Solar (Belo Horizonte, MG). Uma comissão formada pela equipe do Galpão Cine Horto ficou a cargo da seleção da Cena de Rua, sendo Tragédia Carnavalizada (Contagem, MG) a escolhida. A comissão indicou, ainda, a cena de palco Elas Também Usam Black Tie (Ibirité, MG) por seu destaque no evento.
A apresentação na cidade de Mariana faz parte de uma proposta do Galpão Cine Horto em expandir cada vez mais sua atuação para além de suas paredes. Dessa forma, essa edição retomou as Cenas de Rua, que estiveram fora da programação desde 2008. Também ocupou o entorno do centro cultural com a Feira da Benfeitoria e seus produtores locais expondo roupas, acessórios, comidas e artigos de decoração. Outra atividade que extravasou os limites do Galpão Cine Horto foram os Rolês, propostas artísticas e festivas que fazem parte da programação desde o ano passado. Agora, é chegada a hora do Festival Cenas Curtas ir mais longe e chegar até Mariana para um dia de apresentações marcadas pela diversidade.
18º FESTIVAL CENAS CURTAS
A edição de 2017 do Festival Cenas Curtas contou com 16 Cenas de Palco dos estados de Minas Gerais (capital e interior), Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. Esse ano, o evento retomou a categoria Cenas de Rua, com apresentação de 3 trabalhos e também manteve na programação 9 Rolês, com performances, intervenção urbana, instalação audiovisual, discotecagens, entre outras propostas artísticas e festivas. No total, passaram pelo evento mais de 2200 pessoas ao longo dos 5 dias de evento.
Esse ano, o evento trouxe como conceito multitemas e urgências. “Um reflexo da diversidade de temas presentes nas mais de 300 propostas que recebemos das cinco regiões do Brasil”, explica Gisele Milagres, Coordenadora Geral do Galpão Cine Horto e membro da comissão de seleção do Festival Cenas Curtas. “É por isso que, ao invés de termos imagens que representem um recorte temático na identidade visual, o evento traz 1500 palavras que tentam abarcar parte desse conteúdo. A palavra e sua enorme dimensão é o tema dessa edição que comemora os 18 anos do Festival Cenas Curtas”, complementa.
SERVIÇO
TEMPORADA DAS CENAS MAIS VOTADAS
Dia 24 de setembro, às 17h, no Centro Cultural SESIMINAS Mariana (Rua Frei Durão, 22 – Mariana, MG)
Entrada Gratuita
Informações para o público: (31) 3481-5580 ou www.galpaocinehorto.com.br
Informações para a imprensa: (31) 3481-5580 ou 9 9196-4392, Daniel Bandeira – daniel@galpaocinehorto.com.br
PROGRAMAÇÃO TEMPORADA DAS MAIS VOTADAS
Domingo dia 24 de setembro
Às 17h - Cena de Rua - Praça Gomes Freire, Mariana, MG
TRAGÉDIA CARNAVALIZADA (Contagem/MG)
O que fazemos com as nossas dores? Medéia carnavalizou e vai botar seu bloco na rua, para que mais vozes possam denunciar a cultura machista da sociedade. Se você se identifica com essa ideia se junte-se a nós no bloco Filhas de Medéia.
Às 18h - Cenas de Palco - Centro Cultural SESIMINAS Mariana (Rua Frei Durão, 22 – Mariana, MG)
VILA DO CACHORRO (Belo Horizonte, MG)
A vida de um mímico mudou radicalmente quando, numa fria madrugada, ao abrir sua porta imaginária, ele se deparou com algo surpreendentemente sublime. Vila do Cachorro é uma experimentação mimo-clown-cênico-sonora inspirada nas delimitações de espaço do filme Dogville de Lars Von Trier.
POST IT (Belo Horizonte, MG)
“Post it” é um manifesto, recheado de ironia sobre o que é preciso suportar socialmente ao engravidar. Onde está a opinião do outro? No que ela interessa? O que você gostaria que seu filhx soubesse? Para além da realização feminina (quando ela existe) há um abismo de dúvidas. Mas as dúvidas não estão sozinhas. Com elas vem as expectativas do outro, e é preciso silêncio. É preciso menos espetáculo e mais afeto.
CAMARIM (São João Del Rei, MG)
E da noite para o dia chegamos ao fim da vida. Ela, a vida, é apenas um sopro e tão rápido como foi lançada, dissipa-se no espaço. Cabe-nos apenas trazer à memória a juventude que um dia floresceu. Cena curta elaborada inicialmente no laboratório de marionetes “Plan B”, de Natacha Belova, em Santiago, Chile.
REFÉM SOLAR (Belo Horizonte, MG)
Corpo extraterreno feminino. Refém de si, lida no telão. Alcunha mestiça adotada com carinho. Atiça a mula, não é malandragem, é jeitinho. Grito de luta que abocanha mão. De quem tenta calar o bicho-papão
ELAS TAMBÉM USAM BLACK TIE (Ibirité, MG)
Três mulheres negras. Jazz. Histórias onde se encontram e improvisam um final de luta. Sim, ELAS TAMBÉM LUTAM. Jam. Talvez a voz não saia e um grito rouco seja música. Ladies and gentlemen, Senhoras e senhores, com vocês: ELAS.