A exposição
A mostra reúne trabalhos de 32 artistas da cidade localizada no centro-oeste do Estado, e tem o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural e do Conselho Municipal de Turismo de Pará de Minas e do Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes. A exposição apresenta um conjunto diversificado de obras de artes plásticas que revela a riqueza do segmento em Pará de Minas.
"A mostra reúne trabalhos de vários segmentos artísticos e de técnicas, em um dos espaços culturais mais prestigiados do Estado e do País. Será a primeira vez que acontecerá uma coletiva de artistas pará-minenses em Ouro Preto. A exposição será uma oportunidade para divulgarmos a riqueza de nossa arte para os ouropretanos e também para os turistas que visitam a Casa dos Contos, além de um presente de aniversário para Pará de Minas", destaca José Roberto Pereira, Assessor de Cultura de Pará de Minas.
Pará de Minas
Distante apenas 76km de Belo Horizonte e próximo das principais rodovias de acesso aos grandes eixos nacionais, o Município está localizado às margens da BR-262 e se destaca não apenas pela posição geográfica privilegiada, mas também pelo perfil empreendedor da população e pelo excelente nível de qualidade de vida que oferece.
O município tornou-se referência na região centro-oeste em difusão da atividade cultural e na abrangência de projetos oferecidos à população, incentivando o exercício da criatividade e contribuindo para a promoção intelectual dos habitantes, a melhoria da qualidade de vida, o resguardo da identidade e da memória dos pará-minenses.
São referências de sua cultura a Casa da Cultura, o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, a Escola de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria - Sica, o Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas - MUSPAM, a Escola Municipal de Música Geraldo Martins e a Biblioteca Pública Professor Mello Cançado.
Intercâmbio cultural
"A arte existe porque a vida não basta." Esta célebre frase do poeta Ferreira Gullar sintetiza e define o conceito do intercâmbio cultural entre artistas das cidades de Pará de Minas e Ouro Preto.
Em março deste ano, a Casa da Cultura de Pará de Minas apresentou as exposições Pinturas, do artista ouropretano José Efigênio Pinto Coelho e Cerâmicas, de Ângela Xavier, pará-minense que reside há muitos anos em Ouro Preto.
Consolidando a parceira, a Casa dos Contos recebe a Coletiva de Artistas Pará-minenses até o dia 22 de outubro. A proposta é possibilitar a troca de experiências e vivências, ampliar horizontes, promover a difusão cultural e multiplicar os saberes por meio de contatos e parcerias sobre o processo de criação, de forma a contribuir para que artistas e público visitante sintam-se pertencentes ao cenário artístico e cultural do meio de que fazem parte.
Serviço:
Exposição "Coletiva de Artistas Pará-Minenses", comemorativa aos 158 anos de Pará de Minas
De 28 de setembro à 22 de outubro de 2017
Visitação: Terça a Domingo das 10h às 18h; Segundas 14h às 18h
Galeria da Casa dos Contos, Rua São José 12, centro, Ouro Preto/MG.