Foto: Stênio Lima
As comunidades paroquiais de Ouro Preto, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar, iniciam as atividades da tradicional festa do Corpus Christi. A data religiosa celebra o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
De segunda a quarta-feira, entre os dias 16 e 18 de junho, começam os preparativos para a Quinta-feira Santa:
16/06 – Basílica de Nossa Senhora do Pilar: Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento, às 6h30 e Missa Festiva às 19h.
17/06 – Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição: Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento, às 18h e Celebração da Santa Missa às 19h.
18/06 – Matriz do Pilar: Missa festiva e Vigília Eucarística com especial participação dos crismandos e de suas famílias, às 19h.
Dia de Corpus Christi
19/06 – quinta-feira:
7h – Missa na Basílica do Pilar e Procissão Eucarística, saindo do Pilar em direção à Igreja de Nossa Senhora das Dores. À chegada, Benção em frente à Igreja e celebração da Santa Missa.
16h – Missa festiva na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
18h – Missa festiva na Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
19h – Missa festiva no Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
19h – Missa festiva na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Nessa celebração, os ministros extraordinários da comunhão eucarística do Pilar estarão renovando seu compromisso em ordem a este ministério eclesial.
Procissão
A procissão solene de Corpus Christi seguirá o seguinte trajeto:
Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Praça Américo Lopes (Parte de baixo), Praça Juvenal Santos, Praça Barão do Rio Branco (Lado Padaria Centeio), Rua Diogo de Vasconcelos, Praça Cesário Alvim (Bênção no Coreto da Estação), Rua dos Inconfidentes, Praça Amadeu Barbosa (Bênção no Cruzeiro), Rua Antônio Martins, Rua Coronel Serafim e Igreja das Dores.
As paróquias pedem às famílias, que residem nos locais onde a procissão passará, que enfeitem suas casas, janelas, portas e ruas com tapetes para participarem da solenidade e celebração eucarística.