O Dia C da Ciência é uma mobilização das universidades e institutos tecnológicos em todo o Brasil durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Objetivo é divulgar a produção científica do país, já que essas instituições são responsáveis por 90% de todo desenvolvimento científico brasileiro. Das 10h às 16h, a Universidade Federal de Ouro Preto, com o apoio do IFMG - Campus Ouro Preto, desenvolverá uma série de atividades nas cidades de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade para mostrar à toda a comunidade o que pesquisam e os benefícios para a sociedade.
Em Ouro Preto, as ações estarão concentradas na Praça Tiradentes, no Museu de Ciência e Técnica e no Museu da Farmácia. Entre as atividades a serem apresentadas na Praça Tiradentes estão: o projeto Espeleorobô, com um robô desenvolvido em parceria com o Instituto Tecnológico Vale para aplicações em espeleologia; a equipe Sucatão, que apresentará os robôs Hockey, Dohyo e Lego; a equipe Rodetas, com uma competição de futebol de robôs; o projeto IrrigoSystem com um sistema automático de irrigação, e o Carro Biblioteca.
Já no Museu de Ciência e Técnica, ocorrerão atividades educativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência da UFOP (PIBID), que atua regularmente em escolas da educação básica da região. Participarão os projetos de Biologia, Educação Física, Filosofia, História, Matemática, Música, Química, Teatro e Interdisciplinar (Ciências, Química, Biologia, Física). Também serão apresentados os jogos digitais do Programa Educativo de Combate aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus e o livro História da Ciência em Quadrinhos.
Os alunos do sexto ano da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, em Ouro Preto, recebem às 13h a Ação do Programa Educativo de Combate aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Professores e estudantes terão acesso a um kit pedagógico com as fases de desenvolvimento do mosquito (ovos, larvas, pupa e mosquito adulto do Aedes), lupa, cartilha de orientações, caderno de exercícios e outros materiais de apoio. A atividade tem o objetivo de capacitar e sensibilizar os participantes no cuidado com iniciativas preventivas no controle do mosquito.
Em Mariana, as atividades se concentrarão no prédio Padre Avelar, do Instituto de Ciência Sociais Aplicadas (ICSA), onde estão os cursos de: Jornalismo, Serviço Social, Ciências Econômicas e Administração. Nele também serão apresentadas as atividades do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), que oferta os cursos de História, Pedagogia e Letras.
Já em João Monlevade, as escolas da região serão recebidas no Instituto de Ciências Exatas Aplicadas (ICEA).
A programação é gratuita e será realizada das 10h às 16h do dia 25 de outubro.
Neste evento, a UFOP conta com o apoio do IFMG (campus Ouro Preto) e da Fundação Gorceix.
Mobilização nacional do Dia C da Ciência
Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa, que produz aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil. A iniciativa é do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).
Universidades e institutos tecnológicos de todo o País realizarão atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade o conhecimento produzido pelas ICTs e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas. O Dia C da Ciência tem o objetivo de ampliar a divulgação científica no país, que ainda é muito limitada, se comparada ao tamanho da população brasileira.