Pelo segundo ano consecutivo, a Samarco foi reconhecida como a melhor mineradora do País pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame. A empresa recebeu o prêmio na noite da última segunda-feira, 16 de junho, durante cerimônia realizada em São Paulo. Esta é a quarta vez que a Samarco é eleita a melhor do setor.
A empresa também se destacou em outros rankings do anuário, figurando como a segunda maior mineradora do País e a nona maior exportadora brasileira. Na relação das mil maiores companhias do País, a Samarco ficou em 57° lugar.
O ranking, um dos mais tradicionais e respeitados do Brasil, avalia mais de 3 mil empresas brasileiras, em critérios como vendas, rentabilidade do patrimônio, riqueza gerada, produtividade, entre outros, e classifica as mil maiores companhias do Brasil e as melhores em 18 setores da economia.
Para o diretor comercial da Samarco, Roberto Carvalho, que representou a empresa no evento, o prêmio é um reconhecimento importante às práticas de gestão da empresa. “Em nosso dia a dia, primamos pela qualidade do planejamento e também da execução de nossas ações. Esse compromisso com a excelência reforça nossa preocupação com a transparência nas relações e com a construção de confiança com a sociedade.”, afirma.
Carvalho exemplifica esse cuidado da empresa com a recém-inaugurada Quarta Pelotização. “A sociedade confiou em nós para esse projeto e cumprimos nosso compromisso de realizar uma obra de R$ 6,4 bilhões, com 13 mil pessoas envolvidas diretamente, sem registros de acidentes graves e executando tudo o que foi acordado com os diversos públicos”, ressalta.
Outro ponto de destaque para a Samarco é a excelência operacional. Por meio de metodologias específicas, a empresa já envolve aproximadamente mil pessoas no desenvolvimento de soluções e projetos para a redução de custo e melhorias operacionais. Apenas em 2013, essas ações permitiram à empresa reduzir custos na ordem deR$ 196 milhões.
Sobre o Melhores e Maiores
O anuário Melhores e Maiores é uma das principais publicações de economia e negócios do País. Editado há mais de 40 anos pela revista Exame, o anuário traz um ranking com informações completas sobre as mil maiores empresas instaladas no Brasil, divididas em 18 setores e agronegócio.
A análise e a tabulação dos dados, que compõem a edição, são realizadas, de forma independente, por uma equipe da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), da Universidade de São Paulo. A partir dos dados de vendas, a revista aponta as maiores empresas de cada setor. Já as melhores são escolhidas a partir do cruzamento de dados diversos,incluindocrescimento de vendas, liderança de mercado, liquidez corrente, entre outros.
Para chegar aos resultados apresentados, a publicação avaliou os dados de 2013 das companhias participantes.
Sobre a Samarco
Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e uma das maiores exportadoras do País. Com clientes em mais de 20 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, capacidade nominal de produção de 30,5 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando aproximadamente 2,9 mil empregos diretos e cerca de 3,5 mil empregos indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem igualmente o controle acionário da empresa.Possui duas unidades industriais, localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por três minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio - em Ubu (ES) -, dois escritórios internacionais - em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China) - e um escritório nacional - em Vitória (ES).