Telmo Pereira ministra curso de azulejaria portuguesa nas oficinas de cerâmica da Saramenha Artes e Ofícios.
A Saramenha Artes e Ofícios promove no próximo sábado, dia 11 de novembro, a segunda edição do Curso de Azulejaria Portuguesa, com o artista plástico português Telmo Pereira. O curso será realizado nas oficinas do Espaço Saramenha Artes e Ofícios, localizado no Km 86 da Rodovia dos Inconfidentes, subdistrito de Botafogo, Ouro Preto, das 9h às 17h, com almoço e material didático incluído.
Azulejaria – Ofício e Arte Portuguesa com um toque Árabe.
Requinte e refinamento. Se pudéssemos resumir o significado e a importância do azulejo na cultura ocidental, essas palavras poderiam ser escolhidas para falarmos da arte da azulejaria que tanto encanta turistas e visitantes de patrimônios artísticos e culturais da humanidade em vários sítios do Brasil, haja vista o painel de Cândido Portinari na Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, os azulejos que revestem os casarões de São Luís, capital do Maranhão.
No Brasil, a azulejaria é herança artística dos portugueses que, por sua vez, herdaram a técnica dos árabes que durante muito tempo se apossaram da Península Ibérica, deixando rastros da cultura mulçumana em Portugal e Espanha. Mas é Portugal, de fato, que é a grande referência da arte da azulejaria para os brasileiros. A beleza e a pompa dos palácios portugueses colonizam povoam a memória e o pensamento dos admiradores dessa arte milenar.
Com o passar dos anos, além de ornar monumentos e casas, o azulejo encontraria no cotidiano das pessoas um lugar privilegiado, sobretudo como solução decorativa para cozinhas, casas-de-banho e banheiros, em uma produção de escala industrial. No entanto, há uma demanda cada vez maior de resgate do ofício da azulejaria, objetivando o retorno da aura artística que conquistou admiradores por todo o mundo.
A Saramenha Artes e Ofícios tornou-se referência no que tange o ofício da azulejaria no Brasil. Com o objetivo de difundir e retomar essa técnica, a Saramenha convidou o prestigiado ceramista português Telmo Pereira, para ministrar um curso de oito horas destinados a pintores, arquitetos, joalheiros, designers e artistas e interessados em geral. O curso vai abordar todo o processo que envolve a manufatura dos azulejos como a queima, a vitrificação e a pintura, abordando variadas técnicas lusitanas.
Telmo Pereira é natural de Juncal (Portugal) e desde 1998 vem atuando como pintor e mestre no ofício da azulejaria. O artista é professor vinculado à CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica), o mais importante centro de estudos de cerâmica e azulejo em Portugal, localizada na cidade de Caldas da Rainha. No Brasil, a convite da Saramenha Artes e Ofícios, Telmo inaugurou, recentemente, um painel de azulejos na cidade de Cataguazes (MG), reproduzindo uma obra do artista plástico belo-horizontino Rafael Zavagli. Com 2,40m x 7, 50m, o painel contém 800 azulejos 15cm x 15cm, o painel foi encomendado pelo Grupo Energisa.
Saramenha Artes e Ofícios
Idealizada por Paulo Rogério Lage, a Saramenha Artes e Ofícios dedica-se à produção, manufatura e comercialização de objetos de decoração em cerâmica, sobretudo em cerâmica saramenha, um tipo de cerâmica portuguesa, produzida em Minas Gerais, da qual a Saramenha Artes e Ofícios é referência no país. A Saramenha Artes e Ofícios oferece também cursos e workshops em cerâmica, azulejos e métodos de construção tradicionais.
SERVIÇOS
CURSO DE AZULEJARIA PORTUGUESA COM TELMO PEREIRA
Dia: 11 de novembro
Local: Espaço Saramenha Artes e Ofícios
Endereço: Rodovia dos Inconfidentes, Km 86, subdistrito de Botafogo (Ouro Preto).
Horário: 9h às 17h
Investimento: R$300,00 (almoço e material didático inclusos).
Contato: contato@palcobr.com
Telefone: 31 99994 – 6408 (Falar com Sérgio Raphael).