(texto por Danilo Avellar)
Provavelmente você já ouviu falar no nome Constelação Familiar. Senão, vale à pena ler o texto a seguir e se inteirar um pouco mais sobre o assunto.
A Constelação Familiar, também conhecida como Constelação Sistêmica Familiar, é uma técnica de ressonância criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger nos anos 80 e continua sendo desenvolvida e expandida por ele e terapeutas como Jakob Robert Schneider, Stephan Hausner, Franz Ruppert e outros.
A técnica chegou ao Brasil no final dos anos 90 e está ficando cada vez mais conhecida pelos brasileiros devido aos benefícios que vem proporcionando em vários níveis, como relacionamentos entre pais e filhos, relacionamentos de casais e saúde mental e física.
Seu objetivo é localizar a pessoa em seu sistema familiar e observar as dinâmicas ocultas familiares que estão por trás dos problemas, traumas, conflitos, padrões de repetição, destinos funestos e outras questões que a atingem e incomodam.
Também vem sendo utilizada em relações de trabalho, empresas (Constelações Organizacionais) e nas questões Jurídicas que envolvem direito de Família e Direito do Trabalho na fase conciliatória.
Em Ouro Preto, esse método terapêutico tem sido utilizado desde 2014 pelos terapeutas e consteladores Sandra Lage e Danilo Avellar. Os dois fizeram juntos a formação na primeira turma do Instituto Imensa Vida em Belo Horizonte entre os anos de 2013 e 2014.
Hoje possuem o espaço chamado Núcleo Integrar numa casa localizada no bairro Rosário, onde atendem com Psicoterapia e Constelação Sistêmica Familiar em grupo e individual.
Lá também organizaram e realizaram a primeira turma de formação em Terapia Sistêmica e Constelação Familiar de Ouro Preto, recém formada, em parceria com o Instituto Imensa Vida.
Além disso, há cerca de 02 anos trabalham como professores nas formações do Instituto em várias regiões do Brasil e também no exterior.
Importante ressaltar que os encontros de grupo para constelar ocorrem mensalmente no Núcleo Integrar e são divulgados com antecedência através da página https://www.facebook.com/nucleointegrar2017
O próximo encontro está marcado para o dia 25 de novembro, sábado, das 08:30 às 12:30 hs.
Geralmente acontecem no máximo 03 ou 04 constelações por encontro, lembrando que quem apenas comparece e participa como observador também recebe benefícios, uma vez que se tem a oportunidade de ver os próprios problemas e incômodos através do outro.
Os atendimentos individuais de Psicoterapia e Constelação Familiar Individual (apenas o terapeuta e a pessoa a ser atendida) ocorrem diariamente com agendamento prévio.
Maiores informações pelo whatsapp: (31) 99762 0226 ou 98611 6022
Leia mais:
Por que fazer uma Constelação Familiar?
(texto por Jakob Robert Schneider)
'O método das constelações tem um caráter universal, pois pode ser aplicado a todos os domínios dos relacionamentos humanos.
É útil para superar bloqueios no crescimento e no desenvolvimento da própria personalidade.
Ajuda a pessoa a ficar em harmonia e em paz com sua própria historia familiar, especialmente quando esta é particularmente confusa.
Esclarece, aprofunda e facilita as relações dos pais com seus filhos, dos casais entre si e dos filhos adultos com seus pais vivos ou mortos, com seus irmãos ou com outros familiares.
Engloba a vida profissional e as decisões urgentes e considera possíveis conexões entre as doenças ou sintomas negativos de comportamento, tais como medos, compulsões, adições ou psicoses e os acontecimentos familiares, aliviando o cliente e respeitando a sua dignidade.
Orienta sobre o modo de proceder em família de adoção ou de criação, bem como em redes sociais que não pertencem á família, como asilos e repartições".
Uma visão sistêmica e fenomenológica de acordo com Bert Hellinger.