De 11 a 13 de dezembro, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) sedia o I Simpósio de Metodologias em Comunicação, com foco na discussão de desafios, fenômenos e processos de pesquisa na área. A programação gratuita agrega palestras e oficinas, além da II Jornada de Pesquisa, que apresenta trabalhos desenvolvidos no curso de Mestrado em Comunicação da instituição. O evento acontece no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana, e é promovido pelo grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Ufop.
Vindo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o professor doutor Marcelo Kischinhevsky, um dos precursores da pesquisa em rádio no Brasil, abre o ciclo de palestras na noite de 11 de dezembro. Nos dias seguintes, a apresentação fica a cargo das doutoras em Linguística Ana Elisa Ribeiro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e Sônia Caldas Pessoa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre os temas abordados, estão o conjunto de dados Big Data aplicado à comunicação, métodos de pesquisa em leitura e abordagens etnográficas digitais.
Já as oficinas serão ministradas por Juçara Gorski Brittes, doutora em Sociologia e professora da Ufop; Camila Mantovani, doutora em Ciência da Informação e professora da UFMG; André Mintz, mestre em Media Arts Cultures pela Universidade de Aalborg (AAU), na Dinarmarca; e Ronielton Rezende Oliveira, mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), em Belo Horizonte. Os temas das oficinas vão desde análise de estudos em jornais históricos até os dias atuais, com métodos de visualização de dados digitais.
A programação completa está disponível no site do evento (https://metodologiascomuni.wixsite.com/simposio) e é voltada para docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e interessados na área de Comunicação. As inscrições são gratuitas, vão até 11 de dezembro e estão disponíveis no site. Para cursar as oficinas, os participantes também devem se inscrever para o evento.
As Inscrições nas oficinas - de 30/11 a 07/12
Resultado dos selecionados para oficinas - 08/12/2017
Realização do evento - 11 a 13/12/2017
Inscrições : As inscrições pra o I Simpósio Metodologias em Comunicação são gratuitas. Os participantes que queiram receber certificação devem realizar a inscrição via Sympla: https://www.sympla.com.br/i-simposio-metodologias-em-comunicacao__213984
As oficinas têm número limitado de inscritos, portanto, as inscrições devem ser realizadas com antecedência e, no prazo estipulado, será divulgada a lista de selecionados (por ordem de inscrição).
Programação do Simpósio Metodologias em Comunicação
11/12 - SEGUNDA-FEIRA
8:00-12:00
II Jornada de Pesquisa do PPGCOM. (Ver programação ao final)
Local: Auditório do ICSA
14:00 - 18:00
II Jornada de Pesquisa do PPGCOM. (Ver programação ao final)
Local: Auditório do ICSA
19:00
Palestra Big data: desafios à atividade jornalística e à pesquisa em comunicação
Marcelo Kischinhevsky - UERJ
Mediação: Debora Cristina Lopez - UFOP
Local: Auditório do ICSA
12/12 - TERÇA-FEIRA
14:00 - 17:00
Oficina Usabilidade para estudos em Comunicação
Camila Mantovani - UFMG
Local: a definir
9:00 - 12:00 e 14:00 - 17:00 (A OFICINA É REALIZADA EM DOIS TURNOS)
Oficina Práticas Analíticas em Jornais Históricos
Juçara Gorski Brittes - UFOP
Local: a definir
19:00
Palestra Estabilidade e criatividade nos métodos de pesquisa em leitura
Ana Elisa Ribeiro - CEFET MG
Mediação: Nair Prata - UFOP
Local: Auditório do ICSA
13/12 - QUARTA-FEIRA
14:00 - 17:00
Oficina Métodos Quantitativos Aplicados à Comunicação
Ronielton Rezende Oliveira - FUMEC
Local: a definir
14:00 - 17:00
Oficina Visualização de Dados
Andre Mintz - UFMG
Local: a definir
19:00
Palestra Abordagens etnográficas digitais
Sônia Pessoa - UFMG
Mediação: Marcelo Freire - UFOP
Local: Auditório do ICSA
II JORNADA DE PESQUISA
11/12 - SEGUNDA-FEIRA
8:00-09:50 Mesa 01 - Práticas comunicacionais e tempo social
Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez
Ligando a televisão, assistindo a nação: Identidade da ficção televisiva colombiana
Resumo: Que pode se considerar particular da ficção colombiana? Conhecendo as transformações da televisão na Colômbia, pode se considerar que a ficção também se transforma? De quê modo? Quê muda e quê permanece para considerar uma identidade da ficção nacional? Onde procurar essas características? A pesquisa procura abordar estes questionamentos tentando compreender as características da ficção televisiva colombiana a partir da analise das falas sobre a mesma, levando em consideração as características da televisão nacional e o lugar que a ficção tem ocupado na historia do país.
Pedro Lavigne
O sensível, o poético e o político em Steven Universe: uma proposta de análise do desenho animado
Resumo: Nesta pesquisa buscamos identificar como o poder se manifesta na narrativa do desenho animado Steven Universe. Propomos refletir sobre o desenho animado em três dimensões inter-relacionadas, com o objetivo de compreender tanto os sentidos construídos na narrativa quanto o modo como esses sentidos se entrelaçam ao cotidiano e às relações que se formam no viver-juntos. Percebemos, ao longo da análise e da contribuição dos diversos autores que expandem nosso horizonte de discussão, que a forma como esse desenho trabalha a Alteridade pode efetivamente ajudar os sujeitos a transformarem suas compreensões de si e do mundo social. Para explorar as possibilidades de entendimento da presença dos desenhos animados no cotidiano, propomos uma análise estruturada a partir de três dimensões inter-relacionadas: a dimensão sensível, que busca explorar a forma estética inerente ao dispositivo midiático; a dimensão poética, para refletir sobre a presença do sujeito na produção de sentido; e a dimensão política, para pensar na relação do desenho animado com as formas de sustentação e transformação do poder que perpassam o viver-juntos.
Saulo Rios
Sinfonia de Afetos em Cafe Müller: corpo, presença e estética da comunicação na dança-teatro de Pina Bausch
Resumo: A pesquisa promove estudo sobre Pina Bausch, apreendendo a dança-teatro da artista como ponto de partida para complexificarmos nosso estar no mundo. Tomamos como pressuposto os conceitos de estética da comunicação e produção de presença, com o intuito de reaver a dimensão do sensível em nosso tempo, ao readmitir os afetos como substâncias que intervêm em nossa experiência trespassada por uma cultura midiática.
10:10 - 12:00 - Mesa 02 - Práticas comunicacionais e tempo social
Ana Malaco
Rompimento da barragem Fundão - acontecimento e território: o evento escrito desde o Poder Legislativo Marianense
Já se passaram dois anos do desastre de maior impacto socioambiental do país. O rompimento da barragem Fundão, controlada pela Samarco - um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo (de acordo com o relatório do setor lançado pelo Citegroup em 2012), a brasileira Vale S.A e a anglo-australiana BHB Bilinton, trouxe para o território de Mariana (e por todo trajeto que a lama fez) um cenário de instabilidade. O acontecimento acionou diversas vozes, que escrevem o acontecimento na medida em que o narram. Temos como objeto dessa pesquisa a escrita do evento desde o legislativo marianense. Nossa hipótese é que o acontecimento, ao romper com o fio do tempo (ZIZEK,2017), além de revelar as relações de poder desse espaço, antes latente, também evidencia a construção de um novo consenso em Mariana. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com questões do tempo e do espaço no campo da Comunicação, além de reivindicar o acontecimento enquanto aposta emancipatória (BENSAÏD, 2013).
Lídia Helena da Silva Ferreira
As Memórias de Bento: representações da nostalgia no jornal A Sirene – Para não Esquecer
Resumo: O trabalho trata da nostalgia e sua pluralidade de afetos no jornal A Sirene – Para não esquecer. Propomos como metodologia uma Cartografia das Recordações, tendo como escopo o prisma da afetividade e recorrendo a nostalgia como ferramenta analítica para a percepção de um espaço de resistência e memória. Nessa perspectiva, a nostalgia torna-se, assim, um instrumento para compreender como as representações do passado são recriadas no presente e expressas no jornal A Sirene, e como os múltiplos afetos constituidores desse sentimento nostálgico, motivados pelo afastamento do lugar, podem intervir nas representações configuradas tanto pela memória individual quanto pela memória coletiva.
14:00-15:50 Mesa 03 - Práticas comunicacionais e tempo social
Thainá Cunha
Estrella Mariannense e a reprodução da desigualdade social na primeira capital de Minas
Resumo: A história do desenvolvimento dos espaços de Mariana é testemunhada e narrada pela imprensa local, que se transforma em relevante instrumento de registro das memórias de um lugar e das pessoas que o ocupam. Essa pesquisa analisa a representação de negros, no primeiro jornal da primeira capital mineira, o Estrella Mariannense. O objetivo principal desse estudo é identificar os elementos da narrativa jornalística desse periódico que refletem a imposição do silêncio aos negros e a reprodução de estereótipos e estigmas sociais. As edições analisadas totalizam 15 diferentes abordagens presentes não apenas nos relatos noticiosos, mas também nas atas de reuniões de Câmara, nas cartas de leitores do periódico e nos anúncios de escravos fugidos ou encontrados. A metodologia feita a partir do método indutivo, contou com um mapeamento da narrativa do jornal, onde também serão utilizadas técnicas de pesquisa como análise do discurso e análise de conteúdo.
Wanalyse Emery
Memorial da Resistência de São Paulo: o tecer narrativo entre temporalidades
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a construção de sentidos no processo comunicacional do Memorial da Resistência de São Paulo, através do campo conceitual da narrativa. Sob tal aspecto, esta pesquisa busca lançar um olhar narratizante sobre a referida instituição, estabelecendo as articulações entre os diversos fragmentos da memória reunidos e comunicados por esta instituição. Para tal, pretende-se entender os dispositivos interacionais do Memorial da Resistência, tal como o processo de construção de sentidos pelo público, objetivando, assim, a análise do conjunto representações acerca de uma experiência social tempo, criando processos de interação que possibilitem à construção de uma memória coletiva. A pesquisa já passou pela qualificação e, neste momento encontra-se em fase coleta de dados para análise.
16:10 - 18:00 Mesa 04 - Interações e Emergências da Comunicação
Daniel Fróes Vieira Gomes
O que os olhos não veem o coração não sente: como os ativistas da Mídia Ninja percebem e exploram as affordances comunicativas do smartphone
Neste estudo, de natureza qualitativa e inspiração etnográfica, busco compreender como os gestores dos núcleos do coletivo midiático Mídia Ninja (“Editoria Geral”, “Redes Sociais e Coberturas”, “Audiovisual”, “Opinião e Design” e “Fotografia”) percebem e exploram as affordances comunicativas do smartphone. Atualmente, a pesquisa caminha para sua fase final, de coleta e análise dos dados. Utilizamos três técnicas para coletar os dados relevantes para a pesquisa: questionário (GIL, 2002), entrevista episódica (FLICK, 2012) e observação participante (ANGROSINO, 2012). Como procedimento de análise, adotaremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). A análise dos dados abrangidos pela coleta será feita conjuntamente, a partir do conceito de triangulação (DENZIN, 1989).
Fernanda Camargo Guimarães Pereira Maia
Modelagem Poliscópica e Jornalismo de Moda: novas perspectivas para informar
Resumo: A pesquisa direciona-se para o Design da Informação de relatos jornalísticos sobre tendências de moda, através da aplicação da metodologia intitulada Modelagem Poliscópica, voltada para o pensamento sistêmico e holístico da informação. A proposta é combinar a metodologia com outras teorias e conceitos advindos do Jornalismo e da Computação, de modo a entender o agenciamento que ocorre entre as camadas que compõem o sistema narrativo digital. Nos relatos jornalísticos sobre as tendências desfiladas em uma semana de moda é comum observar uma profusão de notícias que privilegiam determinados pontos de vista, que se tornam replicados de forma muito semelhante por entre diversos websites. Mas seriam estes recortes o único retrato possível das temporadas de moda? Como é possível narrar outras informações sobre tendências nestas reportagens? Ou seja, como o Jornalismo especializado pode desenvolver a modelização dos relatos sobre as tendências de moda, a partir do agenciamento das camadas do sistema narrativo, de modo a obter novas possibilidades narrativas?
Luana Caroline Damião
A Exaltação na Rede: o processo de constituição da Sala da Exaltação do Museu do Futebol sob o viés da Teoria Ator-Rede
Resumo: O objetivo da pesquisa é observar, descrever e refletir sobre o processo de constituição da videoinstalação Sala da Exaltação do Museu do Futebol de São Paulo, que busca homenagear o ato de torcer e os torcedores de times de futebol brasileiros. Nosso referencial versa sobre as perspectivas trazidas pela teoria ator-rede (TAR), que parte do princípio da simetria entre os seres. Com percurso etnográfico, rastrearemos as associações de actantes envolvidos para a existência dessa rede. Através da análise com a TAR, entenderemos como a Exaltação foi concebida, quais os mediadores mais influentes nesse processo e como se transformaram para possibilitar a existência dessa obra enquanto um espaço de relações comunicacionais.
Mais informações:
Site: https://metodologiascomuni.wixsite.com/simposio
E-mail: metodologiascomunicacao@gmail.com