Paolo Battiston, nasceu em Padova, Itália, próxima a Veneza, onde iniciou sua formação plástica.
Desde jovem, interessou-se pelo desenho e pintura, o que levou-o a frequentar o Liceu Artístico Parini (1988-1993) e a Academia de Belas Artes de Veneza (1995-1999).
Trabalhou no ateliê de artistas italianos, dentre eles Stefano Orsetti e Claudio Colaoni. Em suas viagens de estudo pela Bretanha, Costa Mediterrânea e Norte da África, sua paixão pelo mar, vai situá-lo na Marinha do Exército e posteriormente como marinheiro velejador. Essa fase de sua vida marcará de forma indelével a singularidade das suas pinturas.
Seu movimento pictórico sugerem a força sutil ou intensa dos ventos marítimos. Suas cores impregnam de tonalidades várias, desde verdes múltiplos, azul celestes até ao profundo azul ultramar.
Várias exposições internacionais marcaram esse período e agora aos 43 anos, Battiston fixou, há 10 anos, com a família, residência em Ouro Preto, onde mantem uma PousadaGaleria no distrito de Lavras Novas.
Nesta sua primeira exposição pública no Brasil, na Galeria da Centenária Casa dos Contos de Ouro Preto, apresenta-nos 30 pinturas sobre temas recorrentes de retratos e paisagens, e dois painéis, onde reuniu esboços e anotações, ponto de partida para suas pinturas.
Serviço:
PAOLO BATTISTON Retratos e paisagens
De 23 de fevereiro à 18 de março de 2018
Casa dos Contos