"Em pleno século XXI, Ana Rocha guarda a técnica da Policromia tradicional do Barroco – especialmente a mineiridade de cores sobre as esculturas – apresentando-nos critério iconográfico, bom-senso e seu natural aguçamento estético. A madeira antes bruta no cedro substitui-se por uma alvura-de-pluma que o douramento, a carnação e seu particular grafismo (que é sua assinatura) transmutam as então talhas, em santos, anjos e o próprio Deus". Bruno Tropia, Arquiteto e Urbanista.
CURSO LIVRE DE DOURAMENTO & POLICROMIA
PÚBLICO ALVO: artistas plásticos, restauradores, arquitetos, estudantes e apreciadores de arte sacra.
ONDE: FIEMG – Praça Tiradentes, nº 4, Centro, Ouro Preto – Minas Gerais.
PERÍODO: 9 a 13 de Abril de 2018, das 09:00 as 17:00 horas
INFORMAÇÕES E MATRÍCULAS: atelier.anarocha@gmail.com
PÁGINA DO FACEBOOK: ANA ROCHA atelier de arte sacra
Natural da cidade mineira de Mariana, Ana Rocha é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Técnica de Lisboa (UTL), estuda atualmente Conservação e Restauro na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Após breve temporada em Petrópolis, a artista retorna a Ouro Preto, onde mantém seu Atelier de Arte Sacra à Rua Conde de Bobadela (Rua Direita) nº41/A desenvolvendo a técnica da policromia aprendida há mais de quinze anos em seu estado natal, iniciada através de consagrados escultores. Hoje, a policromista abrange o trabalho por meio de artistas de fatura erudita e popular, cujas peças encomendadas são provenientes de diversas partes do país.
O Curso Livre de Douramento & Policromia anteriormente ocorrido nas cidades mineiras de Ouro Preto (2014 / 2015) e Mariana (2016 / 2017) além da cidade fluminense de Petrópolis (2017) ocorrerá novamente, em sua 6º edição, novamente na cidade histórica de Ouro Preto, em abril deste ano!
O corrente processo advém do Barroco Europeu e alcançou o Brasil Colonial através da igreja portuguesa em interessantes particularidades observadas nos elementos móveis e integrados das igrejas de vilas e cidades mineiras. Já no século vigente, a policromia para a Arte Sacra, expõe-se em um neo-barroco; este, todavia, reconciliador e com as mesmas qualidades e expressões das peças remanescentes – dando assim, continuidade através da policromia atribuída à Ana Rocha, ao secular trabalho e, indiscutivelmente delicado, diante da genérica arte contemporânea.
Foto Divulgação/Ana Rocha Atelier de Arte Sacra
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