A histórica cidade de Ouro Preto receberá em março a abertura do projeto “De Conversa em Conversa - bate-papo musical na Casa da Ópera”, com curadoria do especialista em MPB e decano da PUC-Rio, Júlio Diniz. O cantor baiano Moraes Moreira ícone de inúmeras composições e de músicas de enorme prestígio, como “Preta Pretinha”, “Pombo Correio” e “Eu sou o Carnaval” abre a temporada no dia 22 de março, às, 20h, no Teatro Municipal Casa da Ópera, que até maio receberá grandes nomes da música brasileira como Danilo e Alice Caymmi e Toni Garrido. O projeto pretende aproximar o público do artista, que, contará sua história e trajetória no meio musical através de um bate-papo com o público, além de apresentarem seus maiores sucessos.
A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser adquiridos no anexo da Casa da Ópera, de segunda a quinta-feira, de 12h às 17h, ou até esgotarem os lugares. Cada pessoa terá direito a um par de ingressos.
Projeto
O projeto consiste na realização de encontros que têm como objetivo principal levar ao público a arte e o pensamento de nomes representativos da Música Popular Brasileira. Cada encontro é composto de um debate sob a forma de uma “conversa ampliada” com o público, e a apresentação de alguns sucessos do artista convidado, interpretados por ele mesmo, ou, se for o caso, acompanhado por um músico renomado.
O principal objetivo é o de aproximar o público da trajetória de artistas consagrados por meio de conversas e bate-papos entremeados de performances e canções. Este modelo de evento - um talk-show com histórias, curiosidades e músicas - faz o artista ficar mais próximo da audiência, revelando segredos da sua vida, suas opiniões e valores, a maneira como cria e vê a sua arte, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.
O projeto também tem como objetivo oferecer uma programação de qualidade e de grande repercussão para o Teatro Casa da Ópera de Ouro Preto, favorecendo assim a descentralização da cultura e democratizando o acesso da população da principal cidade histórica mineira e os turistas que a ela visitam, a uma agenda mensal e gratuita e de qualidade inegável.
Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor universitário, o projeto tem como objetivo ainda ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida dos convidados para além da simples conversa usual, mas trazendo contribuições preciosas para nosso público que poderá contar com preciosas dicas de artistas consagrados que conseguiram vencer nesta carreira cada vez mais difícil.
As trocas técnico-artísticas se darão por meio de dicas preciosas que serão provocadas durante os bate-papos organizados pelo evento. A intenção é a de contribuir para que, a partir destes encontros, o público poderá desmistificar muito da aura que cerca a profissão do artista oferecendo ainda sugestões preciosas para quem busca se profissionalizar na área ou mesmo para o público que poderá entender melhor o trabalho árduo que acontece por trás de carreiras bem-sucedidas.
Júlio Diniz
Júlio Cesar Valladão Diniz é doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha. É diretor do Instituto Confucius, da PUC-Rio, e professor associado na Área de Estudos de Literatura. Realiza consultorias e coordena projetos para instituições públicas e privadas, ONGs e empresas. Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e é pesquisador do CNPq.
Moraes Moreira
Saiu em carreira solo no ano de 1975, e desde então já lançou mais de 20 discos. Destacou-se como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar, e lançou diversos sucessos de músicas de carnaval, no que se convencionou chamar de "frevo trieletrizado". Alguns dos sucessos dessa fase são: "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica" e "Bloco do Prazer", entre outras. Durante os anos 80 se afastou um pouco do carnaval baiano, devido a sua comercialização para a indústria do turismo.
Teatro Municipal – Casa da Ópera
Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, 104, Centro • Ouro Preto