Produzidos exclusivamente para o evento, os filmes trazem como temática a “Escola: memórias do futuro” e os projetos audiovisuais educativos comunitários, oriundos de sete estados brasileiros apresentam ações e resultados que unem cinema e educação
A 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 13 a 18 de junho, na cidade histórica mineira, selecionou 69 curtas produzidos por estudantes, educadores e cineastas no contexto escolar e espaços não-formais de ensino para compor a Mostra Educação. Os filmes integram a programação do Encontro da Educação: X Fórum da Rede Kino que acontece durante o evento e, nesta edição, vai homenagear a escola, especialmente a pública, seus cotidianos e quem a habita.
MOSTRA EDUCAÇÃO
A produção dos filmes foi inspirada no Abecedário da Educação, proposto pelo professor Jorge Larrosa, da Universidade de Barcelona (Espanha), convidado especial da 13ª CineOP. Os curtas foram locados em uma letra do abecedário e cada letra seguida de uma palavra, constituindo-se de forma colaborativa, o abecedário comemorativo dos 10 anos da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Os filmes de até três minutos enfocam o tema “Escola: memórias do futuro” e representam oito estados brasileiros - Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – apresentando e valorizando aspectos narrativos e culturais de diferentes regiões.
A Mostra Educação pretende dar destaque aos processos colaborativos e horizontais, nos quais os estudantes tenham atuado em situações de protagonismo e ocupado efetivamente o lugar de articuladores dos materiais elaborados, filmados e editados. A seleção busca, ainda, fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Encontro da Educação: X Fórum da Rede Kino.
Os filmes da Mostra Educação serão divididos em três séries e exibidos em três sessões: dia 15/06, às 16h30, sessão 1– série 1, no Cine-Teatro do Centro de Convenções; dia 16/06, às 19h15, sessão 2 - série 2, no Cine-Praça; e no dia 18/06, às 12h, sessão 3 –série 3, no Cine-Teatro.
PROJETOS AUDIOVISUAIS
A seleção de 15 projetos audiovisuais educativos comunitários representa sete estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Serão apresentados em três sessões na programação do Encontro da Educação: X Fórum da Rede Kino que acontecerá no Centro de Artes e Convenções.
A sessão 1, a ser realizada no dia 14/06, às 16 horas, reúne projetos com o tema “O que é uma escola?” e buscam reflexões vivas sobre a ideia da escola como tempo livre e espaço público; a sessão 2, 17/06, às 17h30 traz como foco a “Escola, memória e ficção”, que visa refletir a construção da história e da memória da escola; e, por último, a sessão 3, agendada para o dia 18/06, às 09h30 aborda “Potência pedagógica das coisas (da escola)”, que abrange projetos orientados para reflexões a partir de objetos, espaços, arquitetura e tempos escolares.
“Nos interessa que durante o evento possamos colocar em diálogo especialmente imagens do passado e do presente das escolas, permitindo que dessa relação emerja a sua forma. Esperamos que as imagens nos permitam conhecer, imaginar, desenhar a escola, seus espaços, suas rotinas, seus objetos, as pessoas que a habitam, as ações que lá acontecem. Histórias e estórias simples, quase ocultas, ‘desimportantes’, como diria Manoel de Barros. Queremos que os filmes traduzam visões do que é escolar”, explicam os curadores da Temática Educação, Adriana Fresquet e Geraldo Pereira.
Nesse sentido, a 13ª CineOP se propõe a ressignificar o espaço escolar, pensando a escola como um local que permita, acima de tudo, a experimentação e a aplicação de novas tecnologias, como forma de favorecer o diálogo e o aprendizado.