Provavelmente, alguns dados do café bastam para dizer o quanto ele é importante na economia moderna. Anualmente são milhões de sacas brasileiras passeando pelo mundo, o que dirá então de outros grandes produtores como Colômbia, Panamá, Etiópia, Vietnã, entre tantos outros países que movimentam o fluxo dessa bebida sensorialmente fabulosa.
Em 2016, o Brasil bateu o seu recorde de 2014 e superou 51 milhões de sacas, a produção foi grande graças às condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras de arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva, favorecendo as lavouras. Assim, esperamos que o tempo, São Pedro e a consciência de cada um continuem ajudando e valorizando a produção rural não só do café, mas também as demais grandes culturas plantadas nessa terra, uma vez que, entre o cultivo da planta café até a xícara de sua casa muita coisa aconteceu no caminho.
O Cafetelier nasceu da ideia de poder levar até mais pessoas uma xícara cheia de histórias, pois, cultivamos essa espécie exótica e extremamente complexa no quintal de casa. Enquanto torradores do nosso próprio café, podemos claramente falar sobre a bebida que é uma das mais consumidas no planeta.
Nossos microlotes são selecionados na propriedade “Sítio dois irmãos” em Santa Rita do Sapucaí (-22.232312, -45,628478), completamente rastreável, criando uma relação mais forte com os consumidores. Pertencemos à região da Serra da Mantiqueira, uma das regiões produtoras dos “Specialty Coffee”. E nosso objetivo é cultivar o café também na consciência dos bebedores e escolhemos você para compartilhar do gostinho da nossa maior paixão.
Somos pequenos produtores rurais, nossa propriedade foi adquirida em 2011, mas bem antes disso nos relacionávamos com a bebida café. Cláudio Lúcio Domingues é Q-grader e trabalha há 30 anos como degustador e o conhecimento adquirido nos levou à preparação do Cafetelier.
Acompanhamos todos os passos até o café ser estocado, torrado e embalado, garantindo um produto sempre com a melhor qualidade. Empregamos muita técnica para que a cada gole de café o aroma e sabor marcante sejam evidenciados. Assim, unindo as forças entre experiência e a sede de conhecimento observando as mudanças radicais do mercado nas últimas década, onde o café passou de “commodity” à “specialty”, nos inserimos na terceira onda do café, na qual as mudanças não param.
Hoje nosso propósito é de que os melhores grãos sejam torrados por nós, distribuídos e servidos na nossa cafeteria, na charmosa cidade de Ouro Preto. Servimos nossos grãos ao mesmo tempo em que percebemos o quanto o café é imprescindível na vida: ele é o encontro, estimula o pensamento, fomenta o debate e reúne pessoas.
Rua Getúlio Vargas, 167 - Rosário