Por: Larissa Soares
Fotógrafos em Ouro Preto é um festival dedicado às artes visuais. A sua terceira edição acontece de 6 a 9 de agosto de 2014, na cidade de Ouro Preto, com o início das inscrições no dia 3 de julho.O evento vem com a forte presença das oficinas Lumen & Lux de Vilma Slomp e Novas Possibilidades Narrativas da Nitro Imagens. As edições anteriores do festival contaram com a presença de nomes como Frans Kraicberg, Miguel Rio Branco, Walter Firmo, Orlando Azevedo, Pedro David e Nitro Imagens.
O festival pretende refletir sobre o uso da fotografia como memória social e a percepção de transformações feita através desse registro. Um de seus principais encontros é o Papo com Foto que discute sobre o papel da fotografia em outros meios como jornalismo, história, sociedade e meio ambiente. Além disso, o festival conta também com muitas oficinas de experimentação, cursos para fotógrafos profissionais e amadores, exposições, roteiros fotográficos, atividades culturais e muito mais.
Pela primeira vez no festival, Vilma Slomp em sua oficina Lumen & Lux (vida . tempo . conhecimento . dar luz) busca orientar sobre o trabalho fotográfico propondo a edição de imagens e um roteiro para uma exposição de fotografias, a oficina Novas Possibilidades Narrativas da Nitro Imagens tenta criar uma produção de conteúdo orientada de forma estimulante simulando um projeto real, Oficina| Fotografia em Transe - Orlando Azevedo,
Como o próprio nome sugere, o curso tem como proposta ir além das questões medianas da fotografia. Não se trata de um aprendizado técnico, mas sim metafísico.Na prática, o curso levará cada participante a ultrapassar o olhar básico da fotografia, e a explorar as possibilidades que a magia da fotografia pode oferecer. “O fotógrafo superará a si mesmo. Transcenderá e produzirá imagens com signos e poéticas que estão além da perspectiva do banal, do real”, explica Orlando, Oficina "Um olhar" - Eduardo Trópia, Aprender técnicas fotográficas, de luz e manuseio do equipamento a partir de passeios orientados pelas ruas de Ouro Preto. A oficina “Um Olhar” será ministrada pelo fotógrafo Eduardo Tropia. Destinada a iniciantes na arte de fotografar, a oficina acontecerá nos dias 07 e 08 de agosto e Oficina| A poesia está no tato e na audição - Nilmar Lage,A intenção dessa experimentação é muito simples: fotografar usando outros sentidos como tato, olfato, audição. Buscando uma sensibilidade que pode estar ofuscada pelo olhar. Despertar esses sentidos e sair da zona de conforto que é apenas olhar, é um grande desafio. Talvez ai esteja a tal imagem que “só os fotógrafos conseguem perceber”, como já diz o jargão dos apreciadores.
Para inscrever nas ofinas acesse o link: http://fotografosemouropreto.com.br/blog?c=Oficinas
O projeto começou a partir da redescoberta de uma fotografia onde Luiz Carlos Felizardo registrou um grupo de participantes da Semana Nacional de Fotografia da Funarte que aconteceu em Ouro Preto em 1987.
Confira o site do evento e as oficinas que ele oferece em: Fotógrafos em Ouro Preto
Saiba mais sobre a história do festival aqui!