A artista belo-horizontina Letícia Proença expõe ‘Habita-se a Casa...’ na Galeria de Arte Nello Nuno
A artista belo-horizontina Letícia Proença expõe, a partir do dia 31 de agosto, a mostra A exposição "Habita-se a casa, tal como trepadeira habita as rachaduras do tempo", da artista Letícia Proença, na Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação Arte de Ouro Preto | FAOP. A exposição é composta por trabalhos de técnica mista, com uso de acrílica, desenhos e colagens. Letícia utiliza o ambiente doméstico enquanto ponto de partida, evocando texturas, camadas, transparências e memórias. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos finais de semana, das 13h às 18h.
O processo criativo da artista parte de suas lembranças e observações da cidade, assim como a busca online por referências. Fortemente influenciada pelo austríaco Egon Schiele e pela portuguesa Lourdes Castro, além do cineasta Andrei Tarkovsky, Proença destaca a inspiração do trabalho do diretor russo nas obras expostas. "Percebo que muito do que faço caminha pelo universo dos filmes dele, pela poética e por conceitos que aborda”.
Os trabalhos de Letícia Proença ressaltam detalhes comuns em antigas habitações, como azulejos, grades ornamentais, mas sem deixar de lado elementos orgânicos. A vegetação que toma a frente das casas, fotos 3x4, pinturas de corpos, que destacam, não apenas as estruturas orgânicas, mas a organicidade da arquitetura onde aquelas imagens estão inseridas.
Uma simultaneidade de materialidades, onde o avesso do quadro, a textura da tela e o corte no cartão importam. É a escuta pelo artista da obra enquanto processo, encontrar a cada cor ouvindo o que ela quer ser.
Sobre a artista:
Graduanda em pintura pela Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG, Letícia Proença já realizou uma exposição individual no Estúdio Guaco, em Belo Horizonte, e participou de exposições coletivas no Centro Cultural da UFMG, Centro Cultural Salgado Filho e Casa Camelo.
Galeria de Arte Nello Nuno
Localizada no centro histórico de Ouro Preto, a Galeria de Arte Nello Nuno está instalada no prédio onde a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA iniciou suas atividades. Na época, artistas como Nello Nuno e Annamélia Lopes ministravam cursos de pintura e desenho. Atualmente, a Galeria recebe exposições via edital anual para a ocupação do espaço.
Serviço:
Exposição Habita-se a casa, tal como trepadeira habita as rachaduras do tempo
Visitação: até 30 de setembro
Horário: segunda-feira a sexta-feira de 9h às 18 | sábado e domingo 13h às 18h
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário | Ouro Preto (MG)
Entrada: Gratuita