Foto de Bel Pedrosa
Evento também terá a presença de Percival Tirapeli, Ricardo Maciel, Maria Esther Maciel, entre outros convidados; programação conta ainda com performance cênica, musical, além de exposições e atividades para crianças
Nessa sexta-feira, dia 02 de novembro, os amantes dos livros e das letras poderão acompanhar uma programação intensa e diversificada no Fórum das Letras de Ouro Preto. Serão realizados debates, apresentação artística e espetáculo cênico musical. Para os pequenos leitores, começa a programação do Fórum das Letrinhas, na Praça Tiradentes. O evento literário segue até 04 de novembro com atrações para adultos e crianças. Com o tema “Emergências: Literaturas e Outras Narrativas”, o encontro homenageará os poetas Guilherme Mansur ePaulo Leminski.
A programação de debates do Fórum das Letras tem início às 11 horas, no Anexo do Museu da Inconfidência. A Mesa Edições Sesc SP – “Patrimônio Colonial Latino-Americano” terá apresentação da professora de Filosofia da UFOP, Imaculada Kangussu, e participação do pesquisador, escritor e professor da USP, Percival Tirapeli. A mediação será feita pelo secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo Santos. Percival Tirapeli apresentará sua extensa pesquisa, que resultou no livro homônimo, que abrange três séculos de arte e arquitetura colonial, publicado pelas Edições Sesc SP. Ao final, haverá sessão de autógrafos e visita guiada pelo centro histórico de Ouro Preto.
Às 14h30, acontece a Mesa “Literatura, Fantasia e Jogos”. O dramaturgo, ator, videomaker e poeta visual Julliano Mendes; o escritor e tradutor Ricardo Maciel e a jornalista e escritora Junia Carvalho participam do debate que terá mediação da escritora, contadora de histórias e pesquisadora Angela Xavier. Em seguida, às 16 horas, será realizado o debate “Desafios para criar e manter uma Revista Literária”, com o lançamento das revistas Olympio e Ã. O bate-papo contará com a presença da escritora Luciana Abdo; da escritora, ensaísta e professora de Literatura da UFMG, Maria Esther Maciel; do jornalista, editor e escritor José Eduardo Gonçalves; do jornalista, editor e escritor Maurício Meirelles e da professora de Literatura da UFOP, Cilza Bignotto. A mediação será da jornalista, historiadora e professora de jornalismo da UFOP, Marta Maia. Ao final do lançamento, estudantes de Jornalismo da UFOP, farão leituras de textos em homenagem a Audálio Dantas, falecido em 2018.
Às 19h30, a Casa da Ópera (Rua Brigadeiro Musqueira, s/n), recebe o debate "Identidade e território literário” (Prêmio Oceanos), com o escritor amazonense Milton Hatoum e mediação da jornalista e crítica literária Isabel Lucas. Logo após, às 21h30, o Grupo de Estudos em Música Contemporânea da UFOP (GEMC) realiza a apresentação “Som silêncio: agora” - JOHN CAGE (1912-1992) da conferência sobre nada (tradução de Augusto de Campos) / in a landscape e HANS-JOACHIM KOELLREUTTER (1915-2005) wu li.
Para encerrar programação da sexta-feira do Fórum das Letras, Julliano Mendes e Henrique Rocha apresentam, às 22 horas, no Muro da Igreja do Carmo, o espetáculo Cênico-Musical “Poemas Crônicos”. A atividade será seguida por exposição digital de poesia e artes visuais, nos muros da Igreja, produzida por diversos artistas. A mostra tem como curadores: Celina Lage, Emília Mendes, Cláudio Santos Rodrigues e Marcelo Dolabela. Serão exibidos obras de Adriana Versiani dos Anjos, Álvaro Andrade Garcia, Ana Marthinica, André Russo Valério, Bruna Kalil, Caio Saldanha, Carlos Barroso, Celina Lage, Clara Albinati, Clarice Steinmüller, Cláudio Jimmy, Cláudio Santos Rodrigues, Claudio Vieira Rocha, Daniel Carneiro, Daniela Goulart, Duda Las Casas, Elisa Campos, Emília Mendes, Fernando Badharó, Gabriela Gomes, Giannis Misouridis, Hortência Abreu, Hope Gigantopolis, João Castilho, João Gilberto Lara, Júnia Penna, Marcelo Dolabela, Marcos Chateaubriand, Mário Alex, Mônica Aquino, Oscar Araripe, Pedro Sako, Priscila Heeren, Renato Negrão, Ricardo Aleixo, Ricardo Burgarelli, Ricardo Macedo, Rogério Barbosa, Samuel Eller, Sônia Labouriau, Teodoro Assunção, Thanos Kois e Vera Casa Nova.
Homenagem - Exposições
Até o dia 05 de novembro, o público poderá conferir na Casa dos Contos (Rua São José, 12), das 10 às 22 horas, a exposição de poesia “Silêncio Lascado - Guilherme Mansur & Paulo Leminski” e a Mostra Literária Sesc de Paulo Leminski.
Fórum das Letrinhas
Para a criançada e leitores de todas as idades, o Fórum das Letrinhas preparou uma programação especial do Caminhão BiblioSesc, que estará estacionado na Praça Tiradentes. Das 10 às 16 horas, o público poderá realizar consulta de livros no Caminhão BiblioSesc. Além disso, o Coletivo Calango realiza a Oficina Contando Histórias em dois horários: 14 e 16 horas.
A programação do Fórum das Letras de Ouro Preto é inteiramente gratuita. O evento, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tem coordenação geral da escritora e professora Guiomar de Grammont. Este ano, será apresentado pelo Sesc e contará com parceria cultural das Edições Sesc SP, cujos títulos estarão à venda na Livraria Outras Palavras. O evento também conta com apoio do Instituto Camões. Mais informações: www.forumdasletras.com.br.
SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO
Pautadas pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, a editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-books que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Amazon, Google Play e Apple Store.