Em plena saga do ouro no Brasil colonial, por que foram erguidas pontes romanas em diversas cidades de Minas Gerais? Episódios curiosos como este ganham um relato inovador nas mãos do escritor e publicitário Chico Bastos, que lança o livro OURO? OURO! A construção do Brasil brasileiro no dia 26 de junho, em Belo Horizonte, na livraria Leitura do BH Shopping; e no dia 27, em Ouro Preto, no espaço cultural da Casa dos Contos.
A iniciativa, aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio de Yamana, que possui seis unidades e projetos na Bahia, Goiás e Mato Grosso. Além do livro, o projeto aprovado na Lei Rouanet inclui o ciclo de exposições culturais “O Ouro no Brasil, Ontem e Hoje”, que ocorre entre os dias 28 de junho e 13 de julho na Casa do Gonzaga, em Ouro Preto, com foco nos alunos das escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental.
“A grande novidade do livro é desvendar a origem remota das técnicas de desmonte a talho aberto e galerias subterrâneas, que foram utilizadas durante o Império Romano e que, após muitos séculos, foram trazidas pelos portugueses para a região de Vila Rica, que hoje corresponde a Ouro Preto. O livro faz uma leitura bastante curiosa desta importante era da nossa história”, argumenta o autor Chico Bastos.
Arão Portugal, vice-presidente e Country Manager – Administração, Brasil da Yamana avalia a importância emresgatar a memória da mineração brasileira e apoiar a publicação. “Incentivar a educação por meio de ações que aprofundem a cultura é um dos objetivos da companhia. Não poderíamos deixar de contribuir para o enriquecimento da história, com relatos valiosos sobre o ciclo do ouro no Brasil”, explica.
Lançamento do livro em Ouro Preto
Quando: 27 de junho de 2014.
Hora 19:00hs
Local: Casa dos Contos.
Endereço: Rua São José, 12, Ouro Preto (MG)
Exposição: O Ouro do Brasil, ontem e hoje
Quando: 28 de junho a 13 de julho de 2014.
Local: Casa do Gonzaga.
Endereço: Rua Cláudio Manoel, 61, Ouro Preto (MG).