Até o dia 14 de abril, o Museu Casa dos Contos apresenta em sua grande galeria a videoinstalação ViVendo. O projeto idealizado pela jornalista e produtora, Carolina Coppoli, e realizado via diversos apoios e parcerias com instituições e empresas locais, apresenta uma proposta inédita na cidade que não costuma ter em suas galerias exposições interativas que possuem a linguagem do audiovisual como atração principal.
São apresentados sete (7) vídeos, entre diálogos e monólogos, que foram gravados no palco com atores que estão em formação no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E duas (2) projeções de dança realizadas pela bailarina ouro-pretana e estudiosa, Carla Gontijo. O projeto que é multidisciplinar, integra filosofia, dança, teatro e audiovisual.
A autora do projeto comenta que, “o motivo de pensar e desejar realizar uma videoinstalação em Ouro Preto é porque sinto muita falta de um maior investimento em audiovisual na cidade. Ouro Preto sempre esteve na vanguarda da arte brasileira, e, no século XXI, sem dúvida alguma, a arte passa pelas novas mídias, pelo vídeo, pelo audiovisual”, declara Coppoli.
A jornalista e produtora que estuda e trabalha com a linguagem há 12 anos, já passou por diversas empresas como a TV pública do estado de Minas Gerais, Rede Minas, e grandes produtoras do Rio de Janeiro e São Paulo, nesta última, realizou especialização na área.
Em meio à crise gerada na cidade pelo risco das barragens das mineradoras, a jornalista deixa o seu recado ao público de turistas do estado, “o Centro Histórico de Ouro Preto não corre risco, caso ocorra rompimento de alguma barragem na região, e muito menos o Museu Casa dos Contos. Ouro Preto vive, continua pulsando com a sua arte, e está segura para receber os turistas que estão no estado e, sem dúvida alguma, não podem deixar de visitar a cidade de maior importância histórica, artística e cultural de Minas Gerais”, finaliza a produtora.
Serviço
Videoinstalação ViVendo
Grande Galeria do Museu Casa dos Contos – Rua São José, nº 12 – Centro – Ouro Preto/MG
Terça à domingo – 10h às 13h / 14h às 18h
Segundas e feriados – 14h às 18h