A Cerimônia do 21 de Abril, quando Ouro Preto simbolicamente se torna a capital do Estado, neste ano coincidiu com a Procissão da Ressurreição da Semana Santa, em que as ladeiras da cidade ficam enfeitadas com os tradicionais tapetes de serragem. Devido aos dois eventos passarem pelo mesmo local, o prefeito Júlio Pimenta propôs e teve o pedido atendido pelo Conselho da Medalha de que a cerimônia em homenagem a Tiradentes fosse dividida em duas partes.
Haverá um momento simbólico da cerimônia cívica com a deposição da coroa de flores no monumento do nosso mártir na Praça Tiradentes, sem a montagem de palanques como nos anos passados, com isso estará resguardada a montagem dos tapetes e a passagem da Procissão da Ressurreição na Praça. Já a entrega das medalhas e os discursos serão realizados no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Segundo o Prefeito Júlio Pimenta, a cerimônia continuará sendo simbólica, porém com menos transtornos para a cidade.
O prefeito Júlio Pimenta também se reuniu ontem, em Brasília, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para conversar sobre fomento ao turismo na cidade.
Sobre os dois eventos
No dia 21 de Abril, data importante para Ouro Preto e para o Brasil, foi o dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, sendo ele o mártir da Inconfidência Mineira. A data de aniversário do seu falecimento é feriado nacional.
A Medalha foi criada em 1952 durante o governo de Juscelino Kubitschek e é a maior comenda concedida pelo Estado. Ela homenageia entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do Brasil.