.O distrito de Santa Rita de Ouro Preto está localizado a cerca de 30 km de Ouro Preto. A localidade, que surgiu ainda no século XVIII, é muito conhecida pela extração e artesanato da pedra-sabão.
Os primeiros habitantes do distrito chegaram nos anos iniciais da década de 1700 com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, que estava em busca do ouro às margens do Ribeirão Falcão, mas encontrou no local a pedra esteatita, conhecida como pedra-sabão.
A devoção à Santa Rita de Cássia, trazida pelos bandeirantes, deu nome ao lugarejo, posteriormente chamado de Santa Rita de Ouro Preto, quando foi elevado a distrito, em 1938.
O festejo mais importante do distrito é a festa da padroeira Santa Rita de Cássia, celebrada no dia 22 de maio com novena, alvorada, missa solene, levantamento de mastro, procissão, barracas com comidas e bebidas, além de shows. Há também desfile com carros alegóricos, nos quais há encenações de fatos importantes na vida da santa.
A venda da pedra-sabão para indústrias é impulsionada a partir da década de 1970, já que a pedra pode ser utilizada como matéria-prima para produção de talco, azulejo, tintas e pneus. Nesse mesmo período, o trabalho artesanal e a fabricação de panelas também têm ascensão, transformando-se na principal atividade econômica do distrito, e passa a fornecer, até os dias de hoje, produtos artesanais e panelas para a sede de Ouro Preto e várias outras cidades da região. Esse trabalho pode ser apreciado no distrito, com visitas às fábricas e aos ateliês dos artistas, e também na sede de Ouro Preto, nas lojas de artesanato e, principalmente, na Feira de Pedra-sabão, no Largo de Coimbra.
.