Em junho, a cidade de Ouro Preto mais uma vez se enfeita para reviver outra importante festividade religiosa, o Corpus Christi, com origem em meados do século XIII e trazida ao Brasil nos tempos da monarquia portuguesa.
Bastante prestigiada, a tradição celebra a eucaristia e simboliza a morte e a ressurreição de Cristo. Em Ouro Preto, ela se mantém autêntica, viva, e assim como na Semana Santa, os ouro-pretanos também vão às ruas para produzir belíssimos tapetes devocionais, feitos com serragens coloridas, no trajeto da procissão.
“A celebração do Corpus Christi em Ouro Preto é uma tradição muito bem preservada que representa outra manifestação valiosa da religiosidade, da cultura e da nossa identidade”, explica o secretário de Cultura e Patrimônio Zaqueu Astoni. O secretário Felipe Guerra, de Turismo, Indústria e Comércio, conta que a festa, organizada pela Igreja com pleno apoio da Prefeitura, “é uma data de destaque no calendário turístico da cidade, um evento repleto de liturgias emocionantes que atrai muita gente, gerando um fluxo econômico muito importante para a cidade”.
Assim como ocorre todos os anos, milhares de turistas das mais diversas partes do mundo já são esperados para o feriado prolongado do Corpus Christi, que em 2019 começa na quinta-feira, 20 de junho, excelente oportunidade para visitar Ouro Preto e testemunhar uma das mais importantes e antigas celebrações religiosas cristãs.
As paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar convidam para a confecção dos tapetes nas celebrações do Corpus Christi em Ouro Preto, na quarta-feira, 19 de junho, a partir de 21h.
"Dentre as muitas manifestações da nossa Fé Cristã Católica, conservada desde o século XVIII, temos o costume de confeccionar os tapetes DEVOCIONAIS que são para homenagear Jesus Cristo. Para tanto, usamos da serragem para expressar, através de símbolos católicos, a nossa fé", explica Cônego Luiz Carneiro, Pároco e Reitor do Santuário de N. Sra. da Conceição.
Confira a mensagem dos párocos AQUI!
Além da confecção dos tapetes de serragem, haverá celebrações religiosas e a tradicional Procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.