O Distrito de Glaura realiza no fim de semana de 12 e 14 de julho o seu 1º Festival Gastronômico, que promete brindar o público com receitas especialmente desenvolvidas por gourmets locais, incluindo os famosos doces caseiros da região e cervejas artesanais.
O Festival se soma à programação religiosa da tradicional festa do padroeiro Santo Antônio, que historicamente é realizada na segunda semana de julho. O evento, na Praça da Matriz, contará também com shows de música popular e tem como propósito valorizar o patrimônio e a cultura de Glaura.
Charme
Antiga freguesia de Santo Antônio da Casa Branca do Ouro Preto, o distrito de Glaura é dos mais charmosos da região. A Igreja Matriz de Santo Antônio é um marco de tirar o fôlego, na praça onde se desenvolverá toda a programação do Festival. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela foi construída em meados do século XVIII e passa atualmente por obras de recuperação e restauração.
Destaques
São os seguintes os pratos que participam do 1º Festival Gastronômico de Glaura:
Mandioca com ragu de costela, couve frita e farofa de torresmo; Costelinha com baroa e molho de jabuticaba; Porco na lata com ora-pro-nobis crocante, farofa e polenta frita; Angu à baiana; Filezinho de frango ao molho de maracujá; Capeletti in Brodo; Pastel de angu; Caldo de mandioca; Mix de salgados; Toucinho de barriga; Delícia Di Grano (Pão francês artesanal com molho de carnes); Churrasquinhos variados.
Os doces, alguns já conhecidos de quem já esteve em Glaura, são os canudos de doce de leite de Dona Maria Marta, o Brigadeiro Gourmet, Surpresa Mineira (cone de goiabada com queijo, chocolate cremoso, leite e coco) e o inevitável Pé de Moleque.