A Cooperativa de Agropecuária de Ouro Preto está trabalhando em prol do bem estar dos agricultores da cidade. Coordenada pelo também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Preto, Toninho, com apoio da Secretaria de Agropecuária e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, EMATER, a cooperativa tem como objetivo aumentar a produção e venda dos produtos de agricultores familiares da cidade e distritos.
O assessor especial de Agropecuária, Gabriel Corrêa, explica que o município já compra dos produtores rurais da cidade o equivalente a 30% dos produtos destinados à alimentação das escolas. Segundo ele, o objetivo é aumentar esse número e chegar a 100%, mas para isso, é necessário o aumento de cooperados.
A cooperativa teve início com 22 cooperados e atualmente, possui 27. Para ser um cooperado é preciso que o agricultor possua a Declaração de Aptidão ao Produtor, ADP, que é fornecida pela Emater após a avaliação de especialistas. Como forma de contribuir para a produção dos trabalhadores, a empresa está realizando também a compra compartilhada de adubo, a preço de custo, em negociação direta com as fábricas.
Toninho reforça a importância da união com o Sindicato, Secretaria de Agropecuária e Emater para que a Cooperativa continue crescendo. “O nosso trabalho é sério e contínuo. A gente tem que ter união para que tudo funcione, é bom para o trabalhador e para o município”.
Foto: Cooperados se reúnem com representantes da Secretaria de Agropecuária. Ane Souz.