Buscando fomentar o empreendedorismo tecnológico e estimular a geração de emprego e renda para cidade, a prefeitura e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinaram um Protocolo de Intenções para a implantação de um Parque Tecnológico no município. O ato aconteceu na última quarta-feira (21), durante a Sessão Solene em comemoração aos 50 anos da UFOP, no Centro de Artes e Convenções da Universidade.
Denominado de Inconf.Tech, o Parque terá como sede o prédio da antiga Fábrica de Tecidos onde também está em funcionamento o Centro de Eventos de Ouro Preto. Essa iniciativa pioneira tem como objetivo incentivar a pesquisa, a criação de novos produtos e a competitividade no setor industrial da cidade. Além disso, contribuirá para a melhoria das condições econômicas e sociais do município e no aumento da qualidade da mão de obra local.
O Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, acredita que com implantação do Inconf.Tech “haverá uma diversificação da economia local, que deixará de ser restrita somente à mineração e ao turismo, mas sempre pensando em uma diversificação com qualidade. Além disso, essa iniciativa permitirá que Ouro Preto se torne uma referência em tecnologia na região de Minas Gerais”.
Para o Coordenador do Centro Incultec (Inovação, Cultura e Empreendedorismo) da UFOP, Álvaro Pereira, a assinatura desse protocolo dá inicio a construção de uma “relação estreita entre a UFOP e a prefeitura, com foco na geração de novos negócios inovadores tendo como objetivo principal o desenvolvimento socioeconômico da nossa região a médio e longo prazo”.
Nos próximos dias a prefeitura de Ouro Preto publicará um Edital de Chamamento Público para uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) faça a gestão transitória entre o Centro de Eventos e o Parque Tecnológico. Segundo o Gerente do Setor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Rafael Gomes, a criação de um Parque com este porte será muito importante, uma vez que “possibilitará a utilização mais eficiente e sustentável daquele espaço, além de promover a criação de um ecossistema de inovação entre o Poder Público, Instituições de ensino e empresas do setor privado, o que promoverá a geração de emprego e renda na região, sem perder a essência da destinação inicial do espaço que é a realização de eventos”.
Em maio deste ano, por meio do decreto de N° 5.385, foi constituído um Grupo de Trabalho formado por representantes da prefeitura, UFOP, Câmara Municipal de Ouro Preto, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) cuja função é coordenar e supervisionar os trabalhos de implantação do Parque. A expectativa é de que o Inconf.Tech esteja em funcionamento já no primeiro semestre de 2020.
Foto Ane Souz