Texto e imagens: Ana Carolina Vieira
O Festival de Inverno é um evento cultural que envolve as duas primeiras capitais mineiras. A abertura do evento aconteceu ontem, 4, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto e reuniu autoridades como o reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Souza, e a vice- reitora, Célia Maria Fernandes Nunes. Além disso, a cerimônia deu uma prévia de como será essa edição do Festival.
O Pró-reitor de extensão da UFOP e coordenador geral do Festival, Prof. Rogério Santos de Oliveira, ressaltou a importância dos patrocinadores do evento pela colaboração para esta expressão cultural que possui grande relevância social. O professor explicou também como surgiu o tema “Entrecorpos”. “Ano passado nós começamos a pensar na identidade cultural, aí surgiu a necessidade de se falar do corpo e suas funções, a relação do corpo com o outro e com a arte”, afirmou.
Comemorando os dez anos da UFOP na gestão do Festival de Inverno, o Diretor de Promoção e Extensão da FAOP e representante da Secretaria de Cultura, Celmar Ataíde Júnior, declara que todos esses anos de atividades culturais foram importantes para integrar Ouro Preto e Mariana e promover a visibilidade de preciosidades que existem nos distritos dos dois municípios. “Sou ex-aluno da UFOP e acredito que devemos continuar caminhando e construindo as redes que ligam as cidades, valorizando a cultura com aquilo que temos de mais valioso, que é a expressão artística regional e a nossa gente”, completa.
Com o intuito de fortalecer a identidade cultural da região o Festival trouxe a exposição do Grupo Devoções composto por artesãs do distrito de Antônio Pereira e Ouro Preto. O artesanato produzido pelas bordadeiras ficará exposto na galeria de arte, que fica no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, e estará aberta ao público até o final do evento, no dia 20. As artistas produziram uma colcha com um poema bordado especialmente para o Festival. “Eu e meu grupo queremos agradecer de coração a oportunidade de mostrar tudo de maravilhoso que fazemos”, diz a coordenadora do grupo Jacira Barros de Amorim.
O Trio Corrente, grupo ganhador do Grammy Award em 2013 com o melhor do latino – jazz, composto por Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro, encerrou a festa de abertura do Festival de Inverno com interpretações clássicas do choro, MPB, e músicas autorais.